Saúde

Higiene Nasal No Bebê – Como Fazer e Benefícios

Higiene Nasal No Bebê poucos pais sabem que ela deve ser feita todos os dia mesmo quando a criança não esta resfriada. Os pediatras explicam que quando feita diariamente a limpeza do nariz pode trazer muitos benefícios para o bebê. Mesmo no dia a dia, o acúmulo de muco pode atrapalhar a respiração, causar desconforto e até mesmo facilitar infecções respiratórias.

Higiene Nasal No Bebê – Como Fazer e Benefícios

Como Fazer a Higiene Nasal No Bebê

A higiene nasal é um procedimento muito simples de ser realizado. Mas, precisa ser feito da maneira correta, para que não aconteça nenhum efeito colateral para o bebê. Fazendo a higiene nasal a respiração fica  livre e é  muito comum assoamos e limpamos as cavidades nasais. Mas, o bebê ainda não sabe como assoar o nariz. Assim eles podem sentir um grande desconforto especialmente quando estão resfriados. Tendo as vias nasais obstruídas o bebê pode ter seu sono prejudicado e também ficar mais agitado e até mesmo afetar seu paladar.

Higiene Nasal No Bebê – Como Fazer e Benefícios

Compartilhamos abaixo como fazer higiene nasal no bebê:

Para fazer a higiene nasal vai precisar de uma seringa ou um conta-gotas. Basta aplicar o soro na cavidade nasal do bebê e utilizar um aspirador nasal para remover o muco. Este  processo é completamente seguro e se precisar peça orientações ao seu pediatra. Normalmente as mães se sentem mais seguras fazendo a limpeza com um conta-gotas e o aspirador nasal.

A limpeza nasal pode ser feita a partir de qualquer idade. Os pediatras recomendam que seja feita desde o nascimento. Este processo deve ser feito de 2 a 6 vezes por dia. O ideal é que limpe o nariz do bebê pelo menos uma vez de manhã e uma antes de dormir. Se o tempo estiver muito seco, no entanto, é recomendado que aumentar a frequência de limpezas por dia.

Mantenha o bebê sentado ao realizar a higiene nasal. Principalmente se usar a seringa, pois o jato pode se direcionar ao canal auditivo quando o bebê está deitado.

Use sempre soro fisiológico puro. Existem versões com conservantes que podem irritar a cavidade nasal do bebê. Nunca use água para a higiene nasal, pois ela contém várias impurezas que podem causar infecções na criança.

Armazene o soro fisiológico na geladeira, mas certifique-se de que ele está em temperatura ambiente para fazer a higiene nasal. Nunca utilize soro gelado no procedimento.

Benefícios da Higiene Nasal No Bebê

Muitas coisas no ambiente são prejudiciais as narinas dos bebês. O tempo muito seco ou quente pode causar machucados e rachaduras.  A poluição que existem nas cidades também pode ser um fator que causa infecções, doenças respiratórias e alergias. Poeiras, pólen, pelos de animais e inúmeras outras impurezas no ar também pode causar problemas no bebê. Desta maneira, fazer a higiene nasal na criança é uma opção necessária e saudável.

Higiene Nasal No Bebê – Como Fazer e Benefícios

Compartilhamos abaixo alguns benefícios de fazer a higiene nasal diariamente:

-Desentope o nariz do bebê, melhorando a respiração;

-Possibilita sono mais tranquilo;

-Hidrata a cavidade nasal, reduzindo riscos de machucados;

-Melhora o olfato e o paladar do bebê

-Elimina o muco e impurezas;

-Evita inflamações respiratórias;

-Diminui o surgimento de alergias;

-Auxilia no tratamento de rinites alérgicas, rinossinusites e tosses;

-Evita o prolongamento de gripes e resfriados.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A limpeza nasal faz muito bem para o bebê ajudando em manter sua saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.