Saúde

Higiene Intima Em Bebê – Como Fazer

Higiene Intima Em Bebê  deve ser feita com cuidado porque suas genitais são muito mais sensíveis. A pele do bebê no geral é bem delicada e na hora do banho requer maior atenção sendo limpa de maneira suave, mas sem medo de remover toda sujeira pois a falta de limpeza facilita que a urina e a fezes na região causem processos inflamatórios que costumam doer muito.

Higiene Intima Em Bebê - Como Fazer

Como Fazer a Higiene Intima em Bebê

Quando o bebê é pequeno muitos pais tem medo na hora do banho. Alguns preparativos devem ser observados nesta hora como a temperatura da água que deve estar entre 36,5 e 37,5 °C e escolha os produtos que o pediatra indicar, normalmente os sabonetes neutros e xampus os mais hipoalergênicos possíveis.

Abaixo compartilhamos como fazer na hora da higiene intima:

Para Meninas: Deixe o medo de lado pois a higiene da menina é muito importante e  tanto quanto higienizar a parte externa da vulva é preciso limpar também dentro dos grandes lábios. Se a sujeira se acumular pode causa um processo inflamatório que acaba por criar a fusão dos grandes lábios através de uma fibrose. É muito comum no caso das meninas ocorrer a pseudomenstruação que é um pequeno sangramento e também pode aparecer um corrimento amarelo bem clarinho. Durante o banho utilize a água e o sabonete neutro e passe um algodão umedecido em toda a região. Nunca introduze qualquer tipo de haste flexível na vagina da menina para não correr o risco de romper o hímen. Também não é correto usar sabonete intimo que é recomendado somente após os oito anos de idade e sempre por orientação de um pediatra.

Higiene Intima Em Bebê ..

Troca de fraldas: Os cuidados em meninas deve ser igual aos que se tem na hora do banho limpar dentro dos grandes lábios, evitando o acúmulo de fezes, mas sem invadir o canal vaginal! A limpeza sempre deve ser feita : da vagina para o ânus, como deve ser a higiene da mulher, isto evita contaminações na genitália e infecções urinárias.

Higiene Intima Em Bebê - fralda

Meninos: Os bebês tem uma pele que reveste a ponta do pênis que não deve ser movida durante o banho e isto deixa na verdade a higienização bem mais fácil. A exposição da glade deve ocorrer por volt dos doze anos. Este processo de soltura da pele deve ser acompanhado sempre por um pediatra. Quando a glande finalmente fica exposta é necessário maiores cuidados com a higienização. Procurando uma pequena abertura do prepúcio sem fazer força e se houver secreção no local passar um pano ou algodão embebido em água ou óleo neutro. Não se esqueça do saco escrotal embora não necessite tantos cuidados. É embaixo do saco escrotal que acontecem a maioria das assaduras em meninos por causa das fezes que às vezes não são vistas pelos pais. Deve-se limpar em torno e levantar para limpar por baixo, não deixe nenhum resíduo de sujeira, as fezes das crianças são mais liquidas do que as dos adultos.

Higiene Intima Em Bebê - .

Troca de fraldas: Os cuidados são iguais aos do banho enquanto o prepúcio estiver firme sobre a glade não puxar nem força-lo e quando ele se soltar não se esquecer de limpar por dentro.  Limpar o saco escrotal para evitar as irritações da pele. Limpar sempre no sentido do pênis para o anus evitando assim que as bactérias de um vá para o outro.

Higiene Intima Em Bebê -

No geral na hora de trocar as fraldas tanto para o menino quanto para a meninão melhor material para se usar é o algodão e água limpa e morna. O lenço umedecido pode ser usado, mas sem excesso o ideal é utiliza-lo quando estiver fora de casa.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Todos os cuidados com seu bebê são importante inclusive a higiene intima! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.