Saúde

Gravidez – Como Tratar os Desconfortos

Gravidez os Desconfortos  neste período são normais por causa das alterações fisiológicas e hormonais. As hormonas alteram a musculatura do corpo e interferem em vários sistemas do organismo. Os desconfortos não são comuns entre todas as grávidas, e acontecem pelos vários trimestres de gravidez.

gravidez-os-desconfortos-como-tratar

Como Tratar os Desconfortos na Gravidez

Os desconfortos na gravidez podem ser maiores ou menores, mas podem tornar a vida da grávida bem difícil. Seja qual forem os desconfortos é possível ter alguns cuidados para driblá-los e ao menos diminuí-los. São cuidados básicos na alimentação e na saúde que poderão manter a sua alegria durante todo período tão importante na vida da mulher.

gravidez-os-desconfortos-como-tratar

Abaixo compartilhamos algumas dicas para os desconfortos na gravidez:

Azia: Acontece com muita frequência durante o inicio da gravidez por causa da ação das hormonas. O aumento do útero colabora para que haja o refluxo dos ácidos do estômago para o esôfago, o que causa um ardor no externo muito desagradável. Para diminuir seus efeitos coma com frequência e nunca na hora em que for se deitar. Durma com um travesseiro a mais para manter o tronco elevado.

Enjoos: São comuns no primeiro trimestre da gravidez e podem se tornar em vômitos. Evite ficar próxima a cheiros que possam deixa-la nauseada. Antes de se levantar coma uma bolacha de água e sal. Fique na cama aproximadamente dez minutos e só então se levante.

gravidez-os-desconfortos-como

Prisão de Ventre: A progesterona é a hormona responsável por produzir o relaxamento muscular fazendo com que os músculos do intestino fiquem  mais lentos e menos eficazes. O crescimento do bebê também ajuda na compressão do intestino grosso na pélvis. Para amenizar seus efeitos beba muita água e faça exercícios físicos. Caminhe e tenha uma alimentação saudável rica em fibras principalmente os cereais, frutas, vegetais e legumes.

Hemorroidas:  São vasos sanguíneos dilatados e salientes no canal do reto e com isso acontece a pressão crescente do útero. Podem causar prurido, dor e sangramento durante o caminho das fezes. Para diminuir este problema tenha uma alimentação rica em fibras para que as fezes fiquem mais moles e assim é mais fácil evacuar. Faça banhos de assento para se higienizar diminuindo a irritação da pele.

gravidez-os-desconfortos-pes

Dor Lombar: durante a gravidez a estrutura do corpo se altera por causa das transformações anatômicas  e é muito normal sentir maior desconforto na coluna lombar principalmente no final da gravidez. Procure usar sapatos conrfortáveis e sente-se em cadeiras que ajudem  no apoio lombar. Não carregue peso e tenha muita atenção com sua postura no dia a dia.

Edemas e Inchaços: Durante a gravidez  o corpo tem uma maior tendência de reter água, principalmente no último trimestre. As mãos e os pés podem ficar mais inchados e a circulação sanguínea acontece  com maior dificuldade. Ajuda a aumetar a circulação sanguínea do corpo movimentando as articulações. Caminhe. Não fique na mesma posição por períodos prolongados e no fim do dia inverta a posição das pernas para facilitar o retorno sanguíneo. Beba muitos líquidos.

gravidez-os-desconfortos

Varizes:  quase no final da gravidez o sangue das veias das pernas circula com maior dificuldade e isto pode ocasionar as varizes. Mantenha as pernas em movimento e as meias de compressão podem ser uma boa opção e sempre descanse com as pernas elevadas.

Câimbras: As contrações involuntárias dos músculos e que provocam muita dor surgem normalmente no final da gravidez e principalmente a noite. Praticar exercícios físicos, com o alongamento dos músculos antes e depois das principais atividades do dia, especialmente antes de dormir é uma medida preventiva. 

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Com alguns cuidados é possível diminuir os desconfortos da gravidez e ter uma gestação somente de alegrias! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.