Saúde

Glândula Timo – Como Funciona

Glândula Timo, Thymus, em latim e em inglês, é uma glândula endócrina que está situada na área do pescoço. Sua principal função é a produção de células T, também conhecidos como linfócitos T. Os Linfócitos são células brancas do sangue ou glóbulos brancos, que também são conhecidas como leucócitos. Quando os glóbulos brancos ficam maduros, eles saem do timo e se fixam no baço e uma nova quantidade de células T é produzida.

Glândula Timo – Como Funciona

Como Funciona a Glândula Timo

Antes a glândula timo era considerada totalmente inútil. Muitos se preocupavam quando a glândula estava grande, o que acontece nas pessoas felizes e saudáveis, mas,atualmente, a ciência já conseguiu entender, e demonstrar, que a timo é fundamental para o sistema imunológico. Em recém-nascidos, o timo é maior em comparação a um adulto. A glândula timo continua a crescer até a puberdade. Ela juntamente com as glândulas adrenais e a espinha dorsal esta diretamente ligada aos sentidos, à consciência e à linguagem.

Glândula Timo – Como Funciona

A glândula timo é um órgão de cor cinzento rosado, situado na região superior do tórax, abaixo do esterno, ou osso do peito. Essa glândula é composta por dois lobos, que são divididos em lóbulos por um septo. Estes lóbulos são chamados lóbulos do timo e são colocados em uma cápsula. Ela cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estamos estressados e mais ainda quando adoecemos. Sua principal função é no desenvolvimento e na melhoria do sistema de imunidade da criança com a produção de linfócitos ou células T (T de células T’ representa derivada de timo). Outra função da glândula é para evitar o crescimento anormal de células, que podem levar ao câncer.

Glândula Timo – Como Funciona

No que se refere aos linfócitos-T, este processo acontece no próprio timo, onde, assim que formados, eles são checados quanto a sua capacidade de reconhecimento. Todo dia, desde o nascimento até a adolescência, são gerados no timo milhões e milhões de linfócitos-T. O timo também produz um hormônio chamado timosina, que estimula as células T, em outros órgãos linfáticos para amadurecer. Essa glândula também produz outro hormônio chamado timopoietina, que é a proteína presente no RNA (RNA mensageiro).  Em alguns casos, a glândula timo tende a ficar sub-ativa. O indivíduo pode ter um sistema imunológico fraco e propenso a ter muitas infecções e alergias. Essas infecções podem ser crônicas e podem prolongar por muito tempo. Quando há uma falta de células T no organismo, pode levar a doenças de imunodeficiência. Os sintomas podem suor excessivo, inchaço ou dor de garganta, inchaço nas glândulas e depressão.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Mesmo sendo pouco conhecida esta glândula é importante! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.