Saúde

Ginecologista a Primeira Consulta – Dicas e o Que Fazer

Ginecologista a primeira consulta é uma situação que deve ser vista de forma bem tranquila e que colabore para que haja entendimento dos processos durante a consulta buscando a informação e apoio da família e a presença da mãe é muito importante. A primeira visita ao ginecologista deve acontecer quando existir alguma dúvida, problema ou incomodo ligado ao sistema reprodutivo ou quando a menina tiver sua primeira menstruação conhecida como menarca.

Ginecologista a Primeira Consulta– Dicas e O Que Esperar

Dicas Para a Primeira Consulta ao Ginecologista

Ir ao consultório ginecológico logo no começo da puberdade, mesmo antes da primeira menstruação, é importante, porque desta maneira o médico poderá acompanhar o desenvolvimento da menina e estabelecer uma relação de confiança.

Abaixo compartilhamos algumas dicas para a primeira consulta no Ginecologista:

Não adiar: Normalmente os pais com medo de que as filhas comecem precocemente a vida sexual, não só não falam sobre a sexualidade em família, como também adiam o máximo possível a primeira consulta da jovem ao ginecologista esta postergação pode implicar em maiores problemas. Pode ocorrer agravamento de alguma doença por tratamento tardio ou se expor, por falta de apoio ou conhecimento, a uma gravidez precoce ou doenças sexualmente transmissíveis. A garotas que notarem esta posição nos pais devem manifestar suas intenções de ir ao médico ginecologista tendo uma conversa que deixe claro que o principal objetivo da visita é o conhecimento técnico e específico do corpo e a manutenção de sua própria saúde através do check up ginecológico. Existe também a possibilidade da própria garota ao entrar na puberdade ou começar a menstruar, temer a ideia de ter a intimidade exposta, de ter o corpo inspecionado e apalpado. Se isto acontecer é necessário uma conversa a filha e os pais para que eles expliquem sobre as mudanças que irão ocorrer e reforcem a importância do conhecimento do corpo, para que o constrangimento da jovem se transforme em medo do médico.

Ginecologista a Primeira Consulta– Dicas  O Que Esperar

Manejar constrangimentos: Outro ponto que costuma trazer conflitos é a escolha do médico porque é muito comum que a família prefira que o ginecologista da menina seja o mesmo da mãe, entretanto, muitas vezes esta pode não ser a melhor opção, já que existe a possibilidade da nova paciente não se sentir segura com ele. Se isto acontecer e a menina não se sentir confortável com o ginecologista escolhido pela família ela deve se manifestar e o seu desejo deve ser respeitado. É muito importante que a primeira consulta ao ginecologista seja livre de temores e desconfianças, para poder entender as informações que vai receber do profissional, sentir-se tranquila para expressar suas dúvidas, saber que não terá sua intimidade exposta a nenhuma outra pessoa e se deixar examinar. Normalmente o próprio profissional resolve a questão de estar acompanhada ou não. Ele designa a presença de algum pai ou responsável durante a entrevista para responder sobre doenças da infância e depois a menina se manifesta se deseja que ele permaneça ou seja dispensado durante o resto da consulta.

O Que Fazer na Primeira Consulta ao Ginecologista

A garota deve se preparar e agendar sua primeira consulta em um dia em que não esteja menstruada e assim poder fazer os exames, higienizar-se e pensar sobre quais questões devem ser levadas ao médico e se possível anotar tudo em um papel para não esquecer nenhuma dúvida.

 

Ginecologista a Primeira Consulta– Dicas

Abaixo compartilhamos os passos de uma consulta ao Ginecologista:

Entrevista: O médico verifica o peso e medida da paciente e faz perguntas sobre doenças, hábitos alimentares, rotina de atividades e menstruação;

Exame físico: A paciente fica sem roupa, coberta por um avental aberto na frente, e deitada em com as pernas erguidas e separadas para que o médico a avalie as mamas, o abdome e a vulva. Se a paciente já for sexualmente ativa é feito o exame Papanicolau;

Tira dúvidas: O médico responde questões da paciente sobre seu desenvolvimento corporal, menstruação, sexualidade, virgindade, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e possíveis incômodos.

A primeira visita ao ginecologista é uma experiência rica em conhecimento e indolor. É importante que a paciente não tenha medo nem vergonha do médico, buscando a própria experiência, ao invés de se iludir com depoimentos de outras pessoas. Tirar todas as dúvidas e manter um diálogo e contando com o apoio da família para que esta vivência seja muito boa e tranquila.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A primeira visita ao Ginecologista tem de ser vista como algo simples e benéfico!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.