Saúde

Gastroenterite – Causas e Tratamento

Gastroenterite   também é conhecida como gripe intestinal e trata-se de uma infecção e inflamação no tubo digestivo, que afeta o estômago e intestino. A gastroenterite pode causar desidratação e quando estamos  no inverno ela pode causar epidemias, porque é uma doença contagiosa e nesta estação os riscos de contágio são mais comuns.

Gastroenterite - Causas e Tratamento

Causas da Gastroenterite

Os principais afetados pela doença são crianças principalmente em fase de crescimento e desenvolvimento. Este tipo de doença acontece em locais sem tratamento de água, rede de esgoto, água encanada e destino adequado. A gastroenterite é  provocada por vírus, bactérias e parasitas, que podem ser transmitidos pelo ar, pela mão em contato com a boca e por intoxicação alimentar. A bactéria mais comum é a Salmonella, encontrada em frango e ovos crus. Os alimentos conservados com pouca higiene e sem refrigeração podem ajudar o acúmulo de micro-organismos que provocam a gastroenterite.

Gastroenterite - Causas

Abaixo compartilhamos os sintomas comuns da gastroenterite:

– Febre;

– Enjoo;

– Diarreia;

– Vômitos;

– Dores abdominais;

– Perda de peso;

– Perda de apetite;

– Desidratação.

Tratamento de Gastroenterite

Se a causa da gastroenterite for um vírus ela pode passar sozinha e o tratamento serve apenas para diminuir os sintomas e repor a perda de líquidos. O mesmo acontece com alguns tipos de bactérias, mas é importante saber que os medicamentos que combatem a diarreia só devem ser tomados com orientação médica. Dependendo do tipo de bactéria, pode haver necessidade de tomar antibióticos ou outros medicamentos e nos casos mais graves quando a desidratação é de grau moderado a grave pode ser preciso um tratamento intravenoso para repor líquidos no organismo.

Gastroenterite Tratamento

Apenas o médico pode indicar qual o medicamento mais correto para o seu caso, bem como a dosagem certa e o tempo do tratamento. Siga à risca as orientações do seu médico e não se automedique. O melhor sempre é se prevenir para não adoecer. Lave suas mãos cuidadosamente, pois é uma das principais formas de evitar a transmissão da gastroenterite. Frutas e vegetais também devem ser bem lavados. Não consuma alimentos em restaurantes e estabelecimentos que não tenham higiene. Maionese, molhos e outros alimentos  altamente perecíveis precisam permanecer na geladeira respeitando o prazo de validade. O arroz japonês, por exemplo, acumula bactérias se ficar muito tempo misturado com maionese e fora da geladeira. Procure consumir alimentos cozidos, principalmente ovos. Higienizar a casca também é indicado para evitar contaminação.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Gastroenterite é uma doença comum e deve ser evitada mantendo-se a higiene! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.