Saúde

Furunculose – O Que É e Tratamento

Furunculose é o aparecimento frequente de furúnculo que nada mais é do que uma infecção na pele causada por bactérias no folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo perto dele.

Furunculose - O Que É, Tratamento e Remédio Caseiro

O Que é Furunculose

Furunculose é a inflamação dos folículos capilares sua principal característica é o aparecimento de um nódulo avermelhado que dói muito e é duro e quente, no centro tem uma área amarelada que indica a presença de pus. Normalmente o furúnculo é causado por uma bactéria de nome staphylococcus aureus que é bastante comum e se encontra dentro do nariz e da pele. Mas as vezes o furúnculo pode ser causado por outras bactérias ou fungos que e encontrem na pele. Eles costumam aparecer em algum lugar ferido ou na picada de insetos que auxiliam na entrada de bactérias.

Furunculose - O Que É, Tratamento

O uso de remédios como os corticoides diminuem o sistema imune e as doenças que também afetam o sistema de imunidade como AIDS ou câncer, droga, falta de limpeza, sudorese exagerada, alergia na pele, a obesidade e alguns problemas no sangue podem aumentar a possibilidade de aparecer à furunculose.

Tratamento da Furunculose

O tratamento deve ser feito com orientação de um médico, geralmente um dermatologista. Cada paciente deve ser avaliado para que seja feito o tratamento correto que pode necessitar de remédios e drenagem. Os sintomas podem ser aliviados com o uso de compressas com água quente que devem ser repetidos algumas vezes ao dia. Com a compressa é feita a limpeza absolvendo a infecção. Não se deve estourar ou apertar o furúnculo, pois assim solta o pus e prejudica ainda mais a situação. Cada paciente o processo poderá ser diferente, mas  a maior parte deles é feito de medicamentos e drenagem. A frequência, quantidade e tempo de tratamento vão variar de acordo com cada situação. Ao usar o medicamento correto o caroço seca em poucos dias e durante o cura deve-se cobrir o furúnculo protegendo e ao mesmo tempo evitando que o pus suje a roupa.

Furunculose - O Que É,

O importante sempre é prevenir e alguns cuidados ajudam muito a evitar o problema, entre eles usar um sabonete antibacteriano mantendo a região limpa, não coçar a região afetada, as mão deve estar sempre limpas. Usar roupas justas e de tecidos sintéticos dificultam a evaporação do suor e a umidade aumenta as lesões na pele. Deve-se ter cuidados com a roupa de cama e banho mantendo-as sempre limpas e asseadas.

Remédio Caseiro para Furunculose

Um remédio caseiro para furúnculo é o uso da abóbora, que tem propriedade emoliente e anti-inflamatória e ajuda no tratamento.

Abaixo compartilhamos remédio caseiro para ajudar no tratamento de furunculose:

Ingrediente

– 50 g de abóbora

​​Modo de fazer:

Retire toda casca da abóbora e cozinhe a polpa. Em seguida, ainda morna, colocar esta polpa sobre uma gaze e aplicar no furúnculo durante vinte minutos, duas vezes ao dia. Este cataplasma de abóbora irá ajudar a expulsar seu pus e assim curar o furúnculo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Furunculose o aparecimento de furúnculos constantemente! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.