Saúde

Furúnculo – Causas, Sintomas e Tratamento

Furúnculo é uma infecção cutânea causada por bactéria que envolve um folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo associado a ele. Sua principal característica é a formação de um nódulo avermelhado que causa muita dor. Ele fica endurecido e quente e tem uma região bem no centro amarelada e que indica a presença de pus. O tamanho do furúnculo pode variar de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.

Furúnculo – Causas, Sintomas e Tratamento

Causas do Furúnculo

A causa dos furúnculos normalmente são bactérias  que se alojam na pele. Uma muito conhecida é o Staphylococcus aureus, um tipo bem comum. Mas, o furúnculo também pode ser causado por outras bactérias ou fungos. Eles geralmente crescem em locais acometidos por alguma ferida ou picada de inseto, que facilitam a entrada da bactéria.

Furúnculo – Causas, Sintomas e Tratamento

A diabetes mellitus, obesidade, anemia, neoplasias linfoproliferativas e uso de drogas imunossupressoras são fatores de risco importantes para o desenvolvimento do furúnculo.  A lesão aparece normalmente nas regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão e atrito. As substâncias gordurosas podem facilitar a obstrução dos folículos pilosos. Os furúnculos são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas.

Sintomas de Furúnculo

O furúnculo pode começar como um nódulo inchado, sensível e vermelho rosado. Com o tempo, ele vai ficando inchado e parece estar cheio de água ou tem aparência de um cisto. A dor vai piorando conforme ele vai se enchendo com pus e tecido morto e aumenta quando ele é drenado. Também é possível que o furúnculo se drene sozinho.

Compartilhamos abaixo os sintomas mais comuns do furúnculo:

-Surgimento de um nódulo avermelhado, doloroso e cheio de pus;

-Vermelhidão e suor na pele ao redor do abscesso;

-Crescimento gradual no tamanho do nódulo conforme vai se enchendo de pus;

-Surgimento de uma área amarelada na parte central do furúnculo, que pode eventualmente se romper, permitindo que o pus vaze;

-Fadiga, mal-estar, coceira antes do desenvolvimento do furúnculo e febre.

Tratamento Para Furúnculo

Se o furúnculo surgir no rosto, crescer muito rapidamente ou estiver muito dolorido, causar febre, for muito grande e não tiver cicatrizado em até duas semanas é fundamental que busque ajuda médica. Durante o exame físico se o furúnculo for recorrente ou se o paciente apresentar um quadro infeccioso juntamente com a lesão, o especialista poderá enviar uma amostra do pus para análise de laboratório.

Furúnculo – Causas, Sintomas e Tratamento

Mas se eles forem pequenos furúnculos pode ser tratado em casa. Basta aplicar compressas quentes para aliviar a dor e favorecer a drenagem natural da lesão. É importante também sempre deixar o local da ferida limpo, para evitar maiores complicações. Se os furúnculos maiores, o médico poderá indicar alguns tipos de tratamentos mais específicos.

-Incisão e drenagem onde o médico poderá realizar uma pequena incisão na parte central do furúnculo para induzir a drenagem do pus

-Antibióticos se o furúnculo vier acompanhado de infecções bacterianas. Assim o médico poderá prescrever um antibiótico específico para combatê-la, de tipo tópico ou oral.

É importante ter em mente que nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe facilmente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. Espremer o furúnculo por conta própria pode apiorar a lesão e levar a infecção ainda mais para dentro da pele.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Para o caso de aparecer furúnculo em sua pele alguns cuidados devem ser tomados! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.