Diversos

Fruta Umbu – Benefícios e Receita de Geleia

Fruta Umbu  fruta típica do nordeste que é muito utilizada na preparação de doces e na seca o pé do Umbu é quase uma caixa d’água, pois suas batatas chegam a acumular até  um litro e meio de água. Com chuva ou com sol o umbuzeiro sempre floresce na primavera e no verão seus frutos brotam dos galhos em grande quantidade.

Fruta Umbu

Benefícios da Fruta Umbu e Receita de Geleia

A safra do umbu dura quatro meses: vai de janeiro a abril e o sertanejo troca a lavoura por longas caminhadas na trilha dos umbuzeiros. Os catadores, milhares de nordestinos, tem no Umbu sua única fonte de renda. A fruta é fonte de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, C e B1. A fruta possui casca verrugosa e de cor amarelo-esverdeada quando madura. A polpa branca ou esverdeada, mole, cheia de suco e com um sabor azedo e agridoce. Ela ainda é fonte de carboidratos, proteínas e niacina. A polpa do Umbu tem ação energética e auxilia na eliminação de toxinas e é um aliado poderoso contra a desnutrição. A cada cem gramas existem cerca de sessenta calorias. O fruto possui substâncias antioxidantes comprovados por estudo feito por pesquisadores da Embrapa Semiárido. O Umbu pode ser consumido ao natural ou em sorvetes, bolos, crepes, geleias, mousses e até mesmo em vinagre.

 

Fruta Umbu geleia

Abaixo Receita de Geleia de Umbu:

Ingredientes:

– 500 g de polpa de umbu;

– 250 g de açúcar cristal;

– ½ litro de água;

– Suco de 1 limão.

Modo de fazer:

Cozinhe os frutos para obter a polpa. Em seguida, coe para separar a polpa do caroço. A água que soltar do cozimento do umbu pode ser usada para fazer a geleia. Misture o meio litro de água a 250 gramas de açúcar, levando ao fogo. Assim que começar a ferver, adicione o suco de limão. A geleia estará no ponto quando formar uma espécie de fio de mel.

Abaixo Vídeo de Receitas com UMBU:

https://youtu.be/rTeVqXo2Df8

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Fruta Umbu tipica no Nordeste brasileiro e que pode ser usada de várias formas na culinária ! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.