Saúde

Fruta Goiaba – Tipos e Benefícios

Fruta Goiaba muito nutritiva ela possui um sabor doce e azedo  pode ser encontrada em quatro tipos, mas as mais conhecidas são a vermelha e a branca,  entretanto ainda existe as rosas e amarelas. Suas sementes também são comestíveis e quando esta verde ela é firme e ao amadurecer vai se tornando bem macia.

Tipos da Fruta Goiaba

As diferenças entre os vários tipos de polpa vermelha e a branca não estão só na cor porque a goiaba de polpa branca possui uma quantidade bastante considerável de vitamina C. Já a variedade de polpa vermelha tem uma quantidade grande de licopeno, um nutriente antioxidante potente. O licopeno ajuda na prevenção de câncer e proteção contra doenças cardiovasculares porque protege a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

As sementes são ricas em ácido linoleico, o Ômega-6, normalmente apenas as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas. A vitamina mais farta na goiaba é a vitamina C. Possui também outras vitaminas e minerais como a Vitamina A, vitamina E, do complexo B com exceção da vitamina B12. Minerais como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio, mas as quantidades são bem pequenas. Possui licopeno e antioxidantes que protegem contra o estresse oxidativo. As folhas de goiaba são benéficas à saúde, pois são ricas em quercetina, além de triterpenos que contribuem para atividade antisséptica e antiespasmódica, sendo utilizada na medicina alternativa para tratamento de diarreia e cicatrização de lesões, por exemplo.

Benefícios da Fruta Goiaba

Para se conseguir todos os benefícios da fruta goiaba é necessário incluí-la na alimentação regularmente e comer pelo menos duas goiabas ao dia. Comer apenas uma goiaba de vez em quando não é o suficiente e se for comer é melhor optar pela fruta orgânica que normalmente possui mais nutriente e é livre de venenos.

Compartilhamos abaixo alguns benefícios da fruta goiaba:

Excelente opção para os diabéticos por  possuir um baixo índice glicêmico sendo rica em fibras. Esses fatores auxiliam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser muito bem controlados em pacientes com diabetes.

Auxilia na saúde da pele por ter várias substâncias presentes que ajudam na manutenção da saúde e prevenção do envelhecimento da pele. Vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular.

Melhora a digestão por conter em sua composição boa quantidade de fibra dietética que melhora a digestão. Tem a propriedade antibacteriana que limpa o intestino para proteger da atividade microbiana. Desta maneira fortalece a digestão que evita diarreia e constipação.

Possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e suas folhas possuem efeito anti-inflamatório e combatem infecções. Por isso o suco ou o chá feito com elas pode ser usado para dor de dente, infecções bucais e outros tipos de inflamações.

Boa para regular o intestino pois suas fibras garantem um bom trânsito intestinal, pois retém água no interior do intestino, aumentando o bolo fecal e estimulando a eliminação mais rápida das fezes. Ótima opção para quem sofre com constipação.  Para quem possui intestino muito solto e sofre com este tipo de problema, o consumo regular desta fruta vai ajudar a regular o intestino.

Em recente estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa do Coração  na Índia constatou-se que quem comia 5 à 9 goiabas por dia durante três meses, reduziram o colesterol em 10%, os triglicéridos em 8%, enquanto melhoram o colesterol HDL o bom colesterol em 8%. Alimentos ricos em pectina como a goiaba ajudam a reduzir a quantidade de colesterol que circula no sangue, provavelmente através da formação de um gel no estômago que limpa a graxa e as impede de serem absorvidos pelo corpo.

Atua na prevenção do câncer pois a goiaba é uma excelente fonte de antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que o tornam altamente benéfico para proteger do câncer.

O ideal é consumir a fruta goiaba in natura. Na culinária, por não ser um alimento ácido, a goiaba é utilizada na confecção de molhos salgados e agridoces. Também é utilizada em diferentes preparações, como doces de goiabada, geleias, compotas, sorvetes e sucos. Uma grande preocupação quanto ao consumo da goiaba está na utilização de agrotóxicos no cultivo da fruta, que está na lista das frutas mais pulverizadas com os produtos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A fruta goiaba orgânica é a melhor opção para a saúde!!  Deixe seu comentário.

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