Saúde e Beleza

Formação de Radicais Livres – Como Prevenir

Formação de Radicais Livres  podem causar vários problemas no organismo. Os radicais livres são grupos instáveis de átomos que têm alguns de seus elétrons desemparelhados. Estes elétrons por não estabelecerem ligações, passam a circular pelo corpo em busca de outras moléculas para se unirem, por isso receberam o nome de radicais livres. No organismo humano, os radicais livres são resultantes da queima do oxigênio pelas células, processo conhecido como respiração celular. Mesmo sendo formados por meio do metabolismo normal das células, estes radicais, quando em grandes quantidades, acabam provocando vários problemas. Entre os problemas podemos citar o envelhecimento precoce, doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres. Em níveis considerados normais, os radicais livres não são prejudiciais à saúde. Em excesso, essas moléculas podem ser tóxicas ao nosso organismo.

Como Prevenir a Formação de Radicais Livres 

Para prevenir a formação de radicais livres e acabar com os danos que eles podem causar ao organismo é preciso deixar de usar cigarro, drogas e álcool. Também deve evitar o contato com substâncias tóxicas tais como fuligem, defensivos agrícolas e certos solventes industriais. Deve ingerir menos alimentos de origem animal, especialmente os industrializados. Não ficar muito tempo exposto ao sol, e, principalmente, adotar uma alimentação rica em antioxidantes que são substâncias naturais que combatem os efeitos dos radicais livres.

Compartilhamos abaixo alguns anti antioxidantes:

Vitamina C é indispensável para uma boa absorção do ferro pelo organismo. Ela auxilia nos processos de defesa do sistema imunológico e também contribui para a formação de ossos e dentes. É encontrada nas frutas cítricas, mamão, melão, morango, acerola, couve, brócolis, ervilhas e outros.

Beta-caroteno um  precursor da vitamina A muito benéfico à visão. ele aumenta a imunidade do corpo, confere elasticidade à pele, melhora a saúde e a aparência de cabelos, pele e unhas, participa do processo de síntese de gorduras, e auxilia na formação da melanina. A melanina é o  pigmento responsável pela proteção da pele contra os raios ultravioleta emitidos pelo sol. Esta presente na Cenoura, mamão, beterraba, manga e abóbora.

Vitamina E auxilia o sistema circulatório e ainda regenera tecidos, atua no combate de doenças cardíacas e cânceres, aumenta a resistência imunológica do organismo. É indispensável para o bom funcionamento do tecido muscular, além de ser necessária á produção de células sexuais. Ela esta presente em alimentos como sementes de girassol, amêndoas, alface, espinafre, agrião, couve, ovos, germe de trigo, nozes, manteiga, amendoim, linhaça, etc.

Flavonoides possuem ação anti-inflamatória, anti-hemorrágica e anti-alérgica, combatem o desenvolvimento de célula cancerígenas. Ele ainda ajuda na absorção da vitamina C, aumentam a resistência capilar, além de prevenirem o surgimento de doenças do coração devido às suas propriedades antioxidantes. Alimentos como frutas cítricas, cacau, cebola, salsa, frutas vermelhas, chás de ervas, vinho tinto, mel são importantes fontes de flavonoides.

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