Diversos

Food Truck Tendência Culinária – O que é, Dicas e Franquias

Food Truck nova tendência na gastronomia. Em inglês a tradução é caminhão de comida ou carro de comida. Um espaço que transporta e leva a comida. Podem ser caminhões de sorvete, ou comercializam esfriados ou mantimentos pré-embalados. Já estão tão sofisticados que mais parecem restaurantes em rodas. A moda da gastronomia Food Truck já pegou em São Paulo e já se prevê que cresça em todo o país. Graças a lei 15.947/2013 da Prefeitura de São Paulo em maio de 2014 onde foi regulamentada a venda de alimentos tanto em barracas como em carrocinhas e veículos automotores na capital já se pode contabilizar aproximadamente quatrocentos food trucks em plena atividade.

Food-Truck-Super

Dicas – Food Truck Tendência Culinária

Aqui algumas dicas do que é necessário para se montar um negócio voltado inteiramente ao Food Truck:

Culinária com novo conceito: Não existe muito em comum com as tradicionais cozinhas de rua onde se vende cachorro quente, churrasquinhos ou caldos a única coisa que os fazem parecidos é a localização. Os Food Trucks são como cozinhas móveis com um cardápio muito mais sofisticado e com um menu de opções recheado de pratos da gastronomia internacional. Apesar da sofisticação dos pratos o que impulsiona o sucesso do negócio são os preços mais convidativos. Em média um prato servido nas ruas de São Paulo gira em torno de R$ 20,00 e as porções segundo alguns consumidores é bem generosa. Por tudo isso esse é um novo negócio que se deve considerar e avaliar a possibilidade de investimento.

Legislação de sua cidade consulte: Antes de se preparar para montar seu Food Truck é necessário primeiro conferir se na cidade onde mora existe a probabilidade de iniciar este tipo de negócio. Como exemplo pode-se citar São Paulo onde já existe uma legislação bem detalhada sobre este tipo de comércio. O que se deve saber é se na cidade em que pretende montar seu novo negócio é permitido o Food Truck. Em algumas cidades não existe a legislação a respeito do assunto, mas também não é proibido esse tipo de comércio.

Escolho o cardápio do seu Food Truck: Antes mesmo de montar a estrutura é necessário fazer a escolha do cardápio que será servido. Vai depender muito da sua escolha para que a estrutura seja adequada ao prato servido, pois isso pode influenciar também diretamente nos custos da customização do ambiente que será usado para o preparo dos pratos. Uma dica importante é que ao montar seu Food Truck procure fugir de pratos que demandam muito esforço para a preparação. Mantenha sempre em sua mente que o espaço que irá ser utilizado é sempre pequeno e deve-se também levar em conta o tempo que se leva para finalizar o prato. Isso não quer dizer que a escolha não possa contar com pratos sofisticados pois sabemos que existem vários deles de fácil preparo e finalização. Tem de levar em consideração que os fregueses de um Food Truck estão sempre com pressa e esperam ser servidos rapidamente.

Food-Truck-card

Food Truck montar a estrutura: Na hora de montar o Food Tuck saiba que existem duas composições distintas o caminhão e a cozinha. De acordo com a escolha é que será determinado o gasto financeiro na engenharia e no investimento. Para a plataforma pode-se usar um caminhão novo ou usado. Para primeiro investimento talvez o ideal seja um caminhão usado para minimizar os gastos, pois a legislação não exige que o caminhão seja novo. Os custos variam muito com o tamanho em que almeja montar, se seu orçamento e pequeno busque em fazer um projeto em que a adaptação ajuste em seu capital disponível, pois  será imprescindível o investimento na customização do caminhão.

Food-Truck-Joi

Adaptar e Customizar seu Food Truck: Já feita a escolha do veiculo que vai ser usado agora já podemos passar para a adaptação que atenderá suas necessidades de infraestrutura na hora de preparar e vender os pratos previamente escolhidos. Sempre se deve atender as exigências da ANVISA e também os da Prefeitura do Município onde se pretende atuar. Como já dissemos anteriormente a escolha do cardápio que ditara as adaptações necessárias para o trabalho com os pratos. Se a comida escolhida for de pratos quentes será preciso a instalação de fogão, forno ou fritadeira. Se a escolha for ofertar saladas, sanduiches pré-preparados ou outros pratos parecidos será necessário uma geladeira para conservar os pratos preparados.

Food-Truck-Estru

Franquias – Food Truck 

Food Truck no Brasil ainda é um empreendimento considerado muito novo mas já podemos encontrar algumas opções de franquias para quem deseja começar seu negócio com apoio de quem já domina o mercado. Optar por uma franquia também é interessante e por isso deve ser considerada.

Não existem ainda muitas opções, mas já se espera também que as ofertas aumentem rapidamente. Hoje podemos encontrar como opção na comida mexicana o Los Cabrones, no segmento de salgadinhos temos Salgado Mania e para quem quiser a área de pizzaria  a Franquia da Pizza.  

Para qualquer opção de negócio que se escolhe se exige muito planejamento e para montar um Food Truck não é diferente. Tudo deve ser verificado desde a adaptação do projeto até mesmo as condições do mercado onde se deve implantar o negócio. Para os iniciantes esperamos que as informações que foram dadas a cima tenha atingido as expectativas. Agora você poderá opinar em fazer a sua escolha e planejar o seu próprio negócio.  Boa Sorte!

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.