Saúde

FOMO – O Que É, Sintomas e Tratamento

sintomas-fomoAtualmente o mundo virou digital. As pessoas vivem conectadas à internet, seja no computador, como no celular ou tablet, sempre navegando por sites e redes sociais. Cada vez mais as pessoas se tornam dependentes dessa ferramenta, vivendo mais no "mundo virtual" do que realidade.As pessoas ficam conectadas até quando estão fazendo outras coisas, e quando ficam impedidas de visualizar mensagens ou qualquer outra informação ligada à web, apresentam sintomas como ansiedade e tensão. Esses problemas podem se transformar em outros, como a FOMO. Confira o que é esse problema e quais são os sintomas apresentados.

O Que É FOMO

FOMO é a sigla para "fear of missing out", que traduzido fica "medo de estar perdendo algo" ou "medo de estar fora". É uma sensação que a pessoa tem sobre estar sendo excluída no mundo da internet, ou ficando de fora dos principais acontecimentos e preocupação excessiva com todo mundo.
Esse problema não é exatamente um transtorno, mas ele pode desencadear problemas maiores caso não seja tratado. Qualquer pessoa pode desenvolver FOMO, porém é mais comum para aquelas pessoas que são viciadas em internet e ficam conectadas durante 24 horas por dia.

Sintomaso-que-e-fomo

É normal que uma pessoa se preocupe com outras pessoas ou com o mundo, afinal o ser humano é social. No mundo é preciso se comunicar, se manter informado, participar e sentir que faz parte das coisas, sendo isso algo comum e muito antigo. Porém, atualmente, devido à presença da tecnologia na vida das pessoas, esse sentimento se tornou mais urgente e muitas pessoas sentem medo de serem excluídas, e quando não podem estar conectadas, apresentam alguns sintomas.
Os sintomas são angústia, ansiedade, nervosismo e tensão, sempre aparecem quando a pessoa está desconectada ou quando não pode acompanhar o que os amigos estão fazendo nas redes sociais ou compartilhando.

Tratamento

fomo-tratamentoAcompanhar o tempo todo tudo o que acontece nas redes sociais não é indicado, pois ver outras pessoas compartilhando conquistas ou momentos de felicidade, pode deixar o quadro FOMO ainda pior, pois além de exclusão, o usuário pode apresentar outros sentimentos como fracasso e depressão por não fazer parte de tudo ou não possuir as mesmas conquistas.
É preciso se questionar se é útil ou se existe um prazer real na convivência virtual, pois esse mundo muitas vezes não corresponde á vida real. Pense em sempre no que faz bem, e se não fizer, reflita sobre se desapegar a essas coisas.
Além disso, para prevenir esse quadro da FOMO, é importante sempre criar atividades ou momentos que proporcionem prazer de forma individual, como ler um livro, ouvir música e etc. São coisas que o indivíduo deve fazer para si mesmo, sem precisar compartilhar.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.