Saúde

Foliculite – O Que É, Sintomas, Causas e Tratamento

foliculite-tratarA pele é um órgão do corpo humano e um dos mais sensíveis, já que ela sofre com fatores como poluição, tempo ou com substâncias químicas, podendo apresentar manchas ou reações alérgicas. A foliculite, por exemplo, é um problema muito comum, porém pouco conhecido, já que as pessoas muitas vezes confundem os sintomas com acnes ou uma alergia. Porém, ela é uma inflamação de um ou mais folículos capilares, que pode aparecer em qualquer região do corpo. Confira maiores informações sobre o que é, quais os sintomas e como tratar esse problema.

O Que É Foliculite

A foliculite é uma lesão parecida com a acne comum, mas que pode ou não apresentar pus. Enquanto as espinhas aparecem mais no rosto, colo e tronco, a foliculite pode aparecer em qualquer região do corpo, mas principalmente nas nádegas, costas, coxas e nuca.
Essa inflamação é causada por bactérias, geralmente do tipo estafilococos, ou pode ser desencadeada por fungos como Tinea barbae, Malassezia, entre outros. Essa invasão bacteriana pode acontecer naturalmente ou pode ser favorecida devido o excesso de suor e umidade, além das raspagens dos pêlos ou depilação. Pode ocorrer tanto em adultos, quanto em crianças.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são a erupção cutânea, sendo espinhas ou pústulas perto dos folículos capilares. Essas espinhas podem formar uma crosta e tem cor avermelhada. Além disso, pode apresentar coceira e dor, como se fosse se tornar um furúnculo.

Causasfoliculite-sintomas

O problema aparece quando os folículos são bloqueados ou danificados na depilação, ao fazer a barba, ou pelo atrito com a roupa. Na maioria, os folículos danificados são causados por bactérias.

Tratamentos

A foliculite pode ser tratada com compressas feitas com panos umedecidos e mornos, pois ajuda a promover a drenagem dos folículos afetados. Além disso, o médico pode recomendar o uso de antibióticos via oral, ou para ser aplicados sobre a pele. Medicamentos antifúngicos também ajudam a controlar a infecção.

Prevenção

  • Use sabonete anti-séptico nos locais que já tenham lesões;
  • Faça compressas umedecidas e mornas sempre que aparecer as espinhas e a vermelhidão na pele;
  • Evite roupas muito justas ou passar muito tempo sentada, pois isso impede que a pele respire de maneira adequada;
  • Durma com roupas largas e leves, além da preferência de dormir sem roupas íntimas. Caso não seja possível, opte por peças de algodão;
  • Evite depilação com cera quente, pois ela facilita o encravamento dos pelos;
  • Não use pinças para arrancar os pelos, pois isso pode fazer com que apareça lesões;
  • Evite tecidos pesados e que retém o suor. Prefira sempre roupas de algodão;
  • Use cremes e hidratantes à base de uréia ou ácido glicólico. Esses elementos ajudam a desencravar os pelos e hidrata o local. Faça esfoliação sempre que possível, com  bucha vegetal.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos sempre trazer o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • foliculite em bebe

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.