Saúde

Folha de Louro – Benefícios

Folha de Louro o tempero mais usado no feijão e na feijoada e que traz muitos benefícios à saúde.  Muito conhecida em todo país, as folhas de louro são muito utilizadas não apenas como tempero, mas em chás também. O louro é natural da Ásia e a sua árvore veio para o Brasil com os portugueses durante o século XVI. Seu nome científico é laurus nobilis.

Benefícios da Folha de Louro

Ela é uma erva aromática é proveniente de uma árvore pequena que atinge apenas 10 metros de altura. Poucos sabem mais o louro é bem calórico podendo ter mais de 300 calorias por cada 100 gramas.

Compartilhamos abaixo benefícios da folha de louro:

Combate a diabetes: muito eficaz no combate à diabetes tipo 2. Tomar chá de louro ou ingeri-lo em outros alimentos ajuda o organismo a produzir insulina naturalmente. Isso faz com que os níveis de glicose fiquem mais controlados, evitando picos de açúcares no sangue. Quem tem diabetes ou pré-diabetes podem incluir o louro em diversas receitas para se beneficiar de tudo que ele oferece à saúde.

Melhora a digestão: o seu cheiro já é capaz de fazer com que se produzam enzimas e se tenha uma digestão mais eficaz. Ingerir a folha ou o seu chá tem efeito desintoxicante e pode reduzir a azia e a sensação de barriga cheia. Médicos podem recomendar o uso da folha em casos de prisão de ventre e de inchaço.

Previne doenças cardíacas: Apesar de ser bem calórico, o louro contem zero em colesterol e rico em rutina, salicilatos, ácido cafeico e fitonutrientes. Essas substâncias melhoram as coronárias, diminuem o mau colesterol, conhecido como LDL, e estimulam a saúde do coração. Sua folha é excelente fonte  omega-3. Esse ácido graxo é vital para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Anti-inflamatório natural: suas folhas tem um  composto chamado Parthenolide, que é um anti-inflamatório natural muito utilizado na produção de remédios caseiros. Em abundância no óleo de louro, pode ser utilizado para tratar enxaquecas crônicas, doenças reumáticas entre outros processos inflamatórios.

Para as mulheres grávidas: são uma ótima fonte de ácido fólico, substância que sintetiza o DNA. Durante a gestação, a deficiência de ácido fólico na mãe pode causar uma série de doenças neurológicas no feto.

Alivia gripes e resfriados: Além do efeito anti-inflamatório, o louro ainda auxilia a diminuir a congestão nasal, as infecções bacterianas e as dores causadas por gripes e resfriados. Pode ser utilizada para fazer massagem no peito e nas costas de quem esta gripada com o óleo essencial da planta.

Diminui o estresse e a ansiedade: pois ele contém o farmacológico natural linalol, ele atua diretamente no relaxamento do corpo. A substância consegue baixar os níveis dos hormônios do estresse e tem efeito calmante. Esta substancia também  está presente no manjericão e no tomilho.

Combate o câncer: a folha de louro contem diversas substâncias antioxidantes, seu consumo pode prevenir o câncer, principalmente o de mama, e a leucemia. Por causa dos muitos benefícios da folha de louro para a saúde e porque a ingestão do louro aumenta as concentrações de ácido cafeico, quercetina, euganol e catequinas, compostos que protegem o organismo da ação de células cancerígenas.

Coceira em picadas de insetos: para diminuir esmague algumas folhas de louro frescas e aplicar sobre o local afetado. O ácido láurico presente na planta alivia a coceira, a dor e o inchaço, desinfetando a área.

Regula a menstruação: basta beber o chá de louro para regular o ciclo. A planta é bastante eficiente nisso, sendo recomendada inclusive por ginecologistas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O uso medicinal das folhas de louro é bem conhecido pelas propriedades curativas do óleo essencial de louro, que abunda em folhas e fruto! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.