Educação

Folclore Brasileiro – Em Cada Região do Brasil

Folclore Brasileiro é bem diversificado cada região tem sua crença.  Folclore nada mais é do que um conjunto de crenças, lendas, danças festas e até as comidas típicas que são os costumes de um povo. Costumes estes que são passados de geração em geração por ensinos e também da participação dos festejos e tradição. Folclore Brasileiro recebe muita influencia de outros povos que já viveram aqui como os índios, e os que chegaram bem depois como os negros e brancos. O dia oficial do Folclore foi instituído no ano de 1965 na data de 22 de agosto.

Folclore-brasileiro-Tudo

Em Cada Região do Brasil – Folclore Brasileiro

As canções de ninar são parte do folclore brasileiro já que são passadas de pais para filhos, as cantigas de roda, brincadeiras e jogos, lendas e mitos, superstições e artes. Ao mesmo tempo temos as bailado típicas das regiões e as festanças como o Boi conhecida como Boi-bumbá ou Bumba-meu-boi seu nome muda de acordo com o Estado. Temos ainda as brincadeiras juninas, Carnaval, O Maracatu, e muitas outras que fazem parte de nosso folclore. As peças usadas pelos nossos antepassados negros, ou brancos e índios para poder caçar ou pescar, seu artesanato tudo isso faz parte do folclore brasileiro.

Folclore-brasileiro-carnaval

Foram muitos os estudiosos do nosso folclore entre eles podemos citar Luis da Câmara, Cascudo, Jerusa Pires Ferreira e Veríssimo de Melo. O autor brasileiro Monteiro Lobato através de seus livros consagrou e difundiu nossas lendas e mitos.

Como o Brasil é muito grande em cada uma de suas regiões existe uma tradição folclórica. Muitas vezes muda apenas o nome de uma festa, lenda ou outra tradição, em outros casos algumas festas são mais importantes em uma região que em outra.

Na Região Sul se destaca danças típicas como congada, chula, entre outras e algumas festas tradicionais como a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, festa da uva, festa da cerveja e também as festas juninas. Suas lendas mais conhecidas são o Negrinho do Pastoreio, o Boitatá, O Curupira, O Saci-Pererê etc.. Como comida típica temos o churrasco, o arroz-carreteiro, a feijoada, o chimarrão.

Folclore-brasileiro-negrinho

Na Região Sudeste as danças típicas são o fandango, o batuque, a folia de reis e outros. As lendas são o Lobisomen, a Mula-sem-Cabeça, a Iara. As comidas típicas são o tutu de feijão, feijoada etc..

folclore-brasileiro-mula

Na Região Centro-Oeste nas danças as típicas são a congada, a folia de reis. A sua festa mais tradicional chama-se tourada. As suas lendas mais conhecidas são a do Saci-Pererê e Lobisomem. As suas comidas típicas tem como pratos principais preparados com os peixes dos rios da região.

Folclore-brasileiro-Congada

Na Região Nordeste que tem um folclore muito rico as danças típicas o frevo, bumba-meu-boi, o maracatu, as cirandas e o baião. Suas festas tradicionais também são muitas mas as mais importantes são a do Senhor do Bonfim, da Iemanjá, Paixão de Cristo, as romarias e Vaquejada.

Folclore-brasileiro-frevo

Na Região Norte, temos a festa o Boi-Bumba as festas indígenas e outras. Na dança podemos citar o carimbó e a ciranda. E como lendas, temos a mãe-d’água, o Curupira, da Vitória-Régia, do Uirapuru.  
 

Folclore-brasileiro-boi

O folclore brasileiro é imenso e cheio de estórias mágicas e danças sempre tudo recheado com muita alegria de um povo que ama suas raízes e respeita o seus antepassados.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria?  Folclore é resumidamente toda a cultura de um povo a história de seu passado. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.