Saúde e Beleza

Fitball – Benefícios e Exercícios

Fitball a bola suíça é um aparelho utilizado para o condicionamento físico com a bola. Os exercícios são fáceis de fazer e pode ser feito em casa já que a bola também se encontra com facilidade nas lojas fitness. Elas são macias, coloridas e bem grandes e existem em vários tamanhos. Para comprar corretamente sua fitball é só sentar na bola com os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus assim que o joelho formar o ângulo de 90 graus, significa que a bola está no tamanho perfeito para seus exercícios.

Benefícios do Fitball

O fitball é feito de um material muito resistente, capaz de suportar uma carga de até 300 kg, com três tamanhos diferentes: grande, média e pequena medindo 75, 65 e 55 cm  e foi criada na década de setenta na Suíça com o objetivo de auxiliar na reabilitação neurológica e da coluna. Mas hoje ela é muito utilizada em academias durante as aulas de alongamento, abdominal, localizada, condicionamento físico, flexibilidade e relaxamento.

Abaixo compartilhamos alguns dos benefícios da Fitball:

– Um esporte completo que utiliza e dinamiza todo o corpo;

– Melhora o equilíbrio e a coordenação corporal;

– Corrige más posturas ajudando a manter a posição da coluna correta; alivia tensões;

– Pode ser utilizada por gestantes;

– Indicada principalmente para quem tem problemas lombares e cervicais;

– Opção perfeita de atividade sem impacto;

– Ótimo exercício físico para fortalecer a musculatura;

– Ativa a circulação sanguínea;

– É recomendado para qualquer faixa etária, é bastante seguro.

Ao utilizar a bola para o treino acontece uma instabilidade forçando os músculos profundos o que acaba sendo difícil acontecer em atividades convencionais, treinando também a velocidade de reação do corpo, fazendo com que se utilize os músculos estabilizadores que são os músculos ao redor da coluna responsáveis pela postura corporal nos movimentos.

Exercícios com Fitball

É sempre muito importante a orientação de um profissional para organizar o treino. Os exercícios devem ser realizados de acordo com o nível de condicionamento e também com o objetivo que se deseja alcançar.

Abaixo compartilhamos alguns exercícios com fitball:

Abdominal: Coloque as costas e a lombar bem apoiada na bola, afaste as pernas na largura dos quadris, pés paralelos e apoiados no chão, glúteos contraídos e mãos entrelaçadas atrás da nuca, flexione o tronco procurando contrair ao máximo o abdômen. Volte à posição inicial e repita.

Prancha com os pés: Com a barriga para baixo, com os antebraços apoiados no chão, pernas estendidas e ponta dos pés apoiada na bola, o corpo deve formar uma linha horizontal e os cotovelos devem formar um ângulo de 90 graus. Sustente a posição por mais ou menos 30 segundos. Descanse e repita.

 

Agachamento Parcial: Afaste as pernas e os pés na largura dos ombros e os braços esticados segurando a bola com as mãos. Dobre os joelhos jogando o quadril para baixo, até a linha do joelho e empurre o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre eretas. Ao subir, levante a bola para cima. Repita o movimento.

Elevação pélvica: Deitada no chão com os pés apoiados na bola eleve o quadril, em seguida, flexione os joelhos trazendo a bola, faça força na musculatura posterior da coxa, mantendo sempre o quadril estável para cima. Retorne à posição inicial e repita o movimento.

Flexão de braços: coloque as mãos apoiadas no chão e os pés apoiados na bola, flexione os cotovelos até um ângulo de 90 graus e suba novamente. Repita o movimento.

Abaixo compartilhamos dicas para manutenção da fitball:

– Para limpá-la evite produtos químicos usando apenas água e sabão;

– Mantenha em local fresco longe do sol ou calor excessivo;

– Evite o contato com jornais ou material que soltem tintas para não poderá manchá-la;

– Faça o uso do seu equipamento em lugares livres de objetos ou móveis;

– Verifique a limpeza do chão evitando o contato com algo que possa perfurá-la;

– Recomenda-se a utilização de roupas confortáveis e que permitam a amplitude de movimentos.

Abaixo compartilhamos vídeo de exercicios com a fitball:

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Praticar o fitball é uma maneira descontraída de fazer seus exercícios de alongamento! Deixe seu comentário.

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