Diversos

Fisioterapia Para Desenvolver Bem Estar do Animal de Estimação – Como Funciona

fisioterapia-animalO tratamento da fisioterapia é muito conhecido e comum, sendo aplicado em pessoas que sofrem alguma disfunção cinética funcional. No entanto, um ramo da fisioterapia que não é muito conhecido são é a fisioterapia veterinária, também aplicada em animais para tratar ou prevenir problemas cinéticos funcionais, ou para o bem estar do animal. Saiba como funciona esse procedimento e quais são os benefícios.

Como Funciona Fisioterapia Para Desenvolver Bem Estar do Animal de Estimação

Os animais estão sujeitos, assim como os humanos, à dores, doenças, acidentes, sintomas de envelhecimento, entre outros. Em casos como pata quebrada que ainda volta a doer, animais muito velhos que não têm muita disposição para andar, animais que caíram da escada e em diversas outras situações podem ser melhoradas ou amenizadas com a fisioterapia veterinária. O objetivo desse tratamento é diminuir o uso de medicamentos que podem afetar a saúde do animal, sobrecarregando os rins e o fígado, além de diminuir o prazo de recuperação.
A fisioterapia pode ser focada na reabilitação de um animal que passou por uma cirurgia, lesionou algum músculo, assim como também são ficados em exercícios para perda de peso e fortalecimento cardiovascular.
O tratamento é recomendado em casos como: problemas ortopédicos, artrose, artrite, luxação de patela, ganho de musculatura, displasia do cotovelo e coxofemoral, reabilitação pós cirurgia de fraturas, consolidação óssea, cicatrização de feridas, obesidade, doenças respiratórias, amputações, hérnia de disco, dor na coluna, paralisia, doenças virais, entre outras.
Animais de estimação como cães, cavalos, gatos, coelhos, macacos, entre outros, podem fazer fisioterapia, no entanto esse procedimento não é possível com espécies de aves. Cada sessão de fisioterapia dura em torno de 30 a 40 minutos, dependendo do procedimento realizado e de qual problema do animal. A recuperação total pode levar de 10 a 20 sessões, a menos que seja um animal idoso, onde o tratamento é contínuo e feito semanalmente.
Cada animal possui um quadro clínico diferente. A quantidade de sessões e quais serão os exercícios e os procedimentos realizados, depende da recomendação do veterinário, quando este efetuar os exames e constatar qual é a necessidade do animal.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.