Saúde

Fimose – O Que É, Como Lidar e Cuidados

fimose-evitarMuitas pessoas já devem ter ouvido falar em  fimose, ou operação de fimose, porque conhece um parente ou amigo que passou pela cirurgia. Esse problema é exclusivamente do público masculino, que pode ser em vários graus, como também um problema de nascença ou adquirido com o tempo. Saiba mais o que é esse problema e como tratá-lo.

O Que É Fimose

A fimose consiste na dificuldade ou incapacidade de expor a parte terminal do pênis, chamada de glande, pois a pele que cobre o órgão não tem abertura suficiente, sendo muito estreita. Isso é muito comum em bebês recém-nascido e normalmente desaparece até os 3 anos de idade, ou mais tarde, na puberdade.
Quando esse prepúcio (a pele que cobre o pênis) não pode ser retraído, pode haver dificuldade em urinar, dor na relação sexual e dificuldade na higienização da região, que pode levar à infecções, como a urinária, ou desenvolver uma parafimose.
A causa da fimose é genética, pois a criança já nasce com a fimose, que tende a se desenvolver e normalizar com o passar dos anos. Caso não normalize, pode gerar os problemas como citados acima. Além disso, nos adultos ela pode se desenvolver como resultado de uma irritação prolongada.

Como Lidar

Caso não ocorra naturalmente o descolamento do prepúcio durante a infância, é necessário um tratamento cirúrgico da fimose, que é a postectomia ou circuncisão. Essa operação consiste na retirada da pele que envolve o pênis. É recomendado que seja realizada entre 7 e 10 anos do menino, o paciente sai do hospital no mesmo dia, devendo ficar de repouso durante 4 dias seguintes, e evitar exercícios físicos por 3 semanas.

Cuidados

A melhor forma de prevenir a fimose é com higienização local, evitando as postites (infecção ou inflamação do prepúcio). Evite massagens ou forçar a pele da glande para aumentar a abertura do prepúcio, pois isso tende a provocar microtraumatismos e também cicatrizes que reduzem a abertura da pele.
Realize a devida higiene no local com atenção e cuidado, além de tratar assaduras que possam ocorrer na glande e no prepúcio, evitando cicatrizes e infecções.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.