Entretenimento

Festa do Pinhão Campos do Jordão – Datas e Eventos

Festa do Pinhão Campos do Jordão que esta na sua 55ª  edição e como em todo os anos com a chegada do outono Campos do Jordão apresenta sua tradição na cultura alimentar que faz a alegria de seus moradores e dos visitantes que todo ano esperam para participar do evento.

Festa do Pinhão Campos do Jordão – Datas e Eventos

Datas da Festa do Pinhão Campos do Jordão

A 55ª  Festa do Pinhão de Campos do Jordão terá inicio no dia 20 de abril e terminara no dia primeiro de maio, na Praça do Capivari. O coordenador do evento e dono do restaurante português Vila Chã comentou: “Este ano, vamos fazer diferente” , disse, “Na praça teremos 20 tendas gastronômicas que apresentarão diversos pratos que utilizam o pinhão como ingrediente, mostrando a diversidade do produto com entradas, petiscos, pratos principais e doces., além dos restaurantes da cidade que trarão pratos com pinhão. Aqui estão pessoas da comunidade, da associação de bairros, de catadores de pinhão. O Instituto ATA (feito pelo chef Alex Atala em parceria com 09 amigos, em 2013) adotaram a  nossa associação de catadores  dentro do bioma da Serra da Mantiqueira e Pampas  e venderão nosso pinhão, de Campos do Jordão aqui no Mercado de Pinheiros; Por isto são  um dos apoiadores da festa  Eles irão a Campos falar  desta parceria. Segundo a diretora de catadores de Pinhão, Silvia Alves é muita boa esta parceria com o Instituto Atta. “A festa está sendo revivida novamente”. Afirmou.

Festa do Pinhão Campos do Jordão –

O pinhão pode ser apresentado de varias maneiras, mas o mais popular é como tira gosto após ser cozido ou assado. Ele ainda é utilizado em receitas como  molhos, bolos, sobremesas e muitas outras receitas caseiras. Alguns restaurantes e associações apresentarão suas receitas variando entre entradas, petiscos, pratos principais e deliciosos doces.

Eventos da Festa do Pinhão Campos do Jordão

A festa terá apresentações culturais que acontecem na Concha Acústica. Shows de dança e música e durante o evento acontecerão workshops gastronômicos. Na Tenda do Senac, chefs renomados, alunos e ex-alunos ministrarão diversos. Além dessas atividades quem quiser poderá conhecer a infraestrutura do campus, agendar visitas monitoradas ao Centro Universitário Senac de Campos do Jordão, e ainda observar alguns bolos artísticos que estarão expostos no local. 

Festa do Pinhão Campos do –

Os workshop são gratuitos e quem desejar participar deverá se inscrever na atividade de interesse diretamente na tenda, sempre uma hora antes do horário de início do workshop

Abaixo compartilhamos calendário dos Workshops:

– 21 de abril: das 14h às 15 horas: Workshop de Introdução à Pasta de Açúcar e Modelagem Básica, com Luciana Gonzalez 16 às 17 horas: Workshop de Parpadele de Milho com Molho de Pinhão e Shitake, com Vitor Pompeu 18h30 às 19h30: Workshop de Kibe de Pinhão, com Fabiano Oliveira 20 às 21 horas: Workshop de Lombo de Porco ao Melado de Cachaça com Virado de Banana com Pinhão e Queijo Meia Cura, com Vitor Pompeu.

– 22 de abril: das  das 14h às 15 horas: Workshop de Nhoque de Pinhão, com André Vieland16 às 17 horas: Workshop de Bolo de Pinhão com Frutas Secas, com Luciane Tramasso, 18h30 às 19h30: Workshop de Nhoque de Pinhão, com André Vieland
20 às 21 horas: Workshop de Caldinho de Pinhão, com Luciane Tramasso.

– 23 de abril: das 14h às 15 horas: Workshop de Chips de Pinhão, com André Palandi,15h30 às 17h30: Workshop Gastronômico, com Henrique Fogaça, 18h30 às 19h30: Workshop de Pão Italiano Recheado com Creme de Pinhão e Java Porco, com Juliana Dias Nogaroto, 20 às 21 horas: Workshop de Paella Vegetariana com Pinhão, com André Palandi.

Festa do Pinhão Campos do Jordão –fogaça
– 25 de abril: das 18h30 às 19h30: Workshop de Hamburguer Vegetariano de Pinhão com Shitake, Chutney de Tamarilho, Queijo Meia Cura e Rúcula, com Rafael Moura, 20 às 21 horas: Workshop de Chips de Pinhão, com André Palandi,

– 26 de abril: das 18h30 às 19h30: Workshop de Vinho Quente e Estação do Pinhão, com Gilson Rosa, 20 às 21 horas: Workshop de Caldinho de Pinhão Harmonizado com Cachaça, com Luciane Tramasso e Gilson Rosa.

– 27 de abril: das 18h30 às 19h30: Workshop de Paçoca de Carne com Pinhão e Banana, com Ricardo Andrade, 20 às 21 horas: Workshop de Truta com Crosta de Pinhão e Ervas ao Molho de Cachaça com Purê e Chips de Banana da Terra, com Rafael Tognetti.

– 28 de abril: das 18h30 às 19h30: Workshop de Pinhão Cremoso com Queijo da Canastra e Conhaque, com Jorge da Hora 20 às 21 horas: Workshop de Creme Leve de Pinhão com Truta, com Jorge da Hora.

– 29 de abril: das 16 às 17 horas: Workshop de Massa Folhada de Pinhão, com Adriano Nogueira, 18h30 às 19h30: Workshop de Tempurá de Sorvete com Crocante de Pinhão, com Robison Junior de Souza, 20 às 21 horas: Workshop de Ravioli ao Azeite Mediterrâneo, com Adriano Nogueira.

– 30 de abril: das 16h30 às 17 horas: Workshop de Torta de Chocolate com Praliné de Pinhão e Caramelo de Laranja, com Breno Guelssi, 18h30 às 19h30: Workshop de Choconhaque da Serra no Contexto do Pinhão, com Gilson Rosa, 20 às 21 horas: Workshop de Risoto de Tomate Cereja com Pesto de Pinhão Harmonizado com Vinho, com Breno Guelssi e Gilson Rosa.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Festa do pinhão de Campos de Jordão uma linda festa para os amantes da gastronomia!! Deixe seu comentário.

Print Friendly

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.