Entretenimento

Festa do Pinhão Campos do Jordão – Datas e Eventos

Festa do Pinhão Campos do Jordão que esta na sua 55ª  edição e como em todo os anos com a chegada do outono Campos do Jordão apresenta sua tradição na cultura alimentar que faz a alegria de seus moradores e dos visitantes que todo ano esperam para participar do evento.

Festa do Pinhão Campos do Jordão – Datas e Eventos

Datas da Festa do Pinhão Campos do Jordão

A 55ª  Festa do Pinhão de Campos do Jordão terá inicio no dia 20 de abril e terminara no dia primeiro de maio, na Praça do Capivari. O coordenador do evento e dono do restaurante português Vila Chã comentou: “Este ano, vamos fazer diferente” , disse, “Na praça teremos 20 tendas gastronômicas que apresentarão diversos pratos que utilizam o pinhão como ingrediente, mostrando a diversidade do produto com entradas, petiscos, pratos principais e doces., além dos restaurantes da cidade que trarão pratos com pinhão. Aqui estão pessoas da comunidade, da associação de bairros, de catadores de pinhão. O Instituto ATA (feito pelo chef Alex Atala em parceria com 09 amigos, em 2013) adotaram a  nossa associação de catadores  dentro do bioma da Serra da Mantiqueira e Pampas  e venderão nosso pinhão, de Campos do Jordão aqui no Mercado de Pinheiros; Por isto são  um dos apoiadores da festa  Eles irão a Campos falar  desta parceria. Segundo a diretora de catadores de Pinhão, Silvia Alves é muita boa esta parceria com o Instituto Atta. “A festa está sendo revivida novamente”. Afirmou.

Festa do Pinhão Campos do Jordão –

O pinhão pode ser apresentado de varias maneiras, mas o mais popular é como tira gosto após ser cozido ou assado. Ele ainda é utilizado em receitas como  molhos, bolos, sobremesas e muitas outras receitas caseiras. Alguns restaurantes e associações apresentarão suas receitas variando entre entradas, petiscos, pratos principais e deliciosos doces.

Eventos da Festa do Pinhão Campos do Jordão

A festa terá apresentações culturais que acontecem na Concha Acústica. Shows de dança e música e durante o evento acontecerão workshops gastronômicos. Na Tenda do Senac, chefs renomados, alunos e ex-alunos ministrarão diversos. Além dessas atividades quem quiser poderá conhecer a infraestrutura do campus, agendar visitas monitoradas ao Centro Universitário Senac de Campos do Jordão, e ainda observar alguns bolos artísticos que estarão expostos no local. 

Festa do Pinhão Campos do –

Os workshop são gratuitos e quem desejar participar deverá se inscrever na atividade de interesse diretamente na tenda, sempre uma hora antes do horário de início do workshop

Abaixo compartilhamos calendário dos Workshops:

– 21 de abril: das 14h às 15 horas: Workshop de Introdução à Pasta de Açúcar e Modelagem Básica, com Luciana Gonzalez 16 às 17 horas: Workshop de Parpadele de Milho com Molho de Pinhão e Shitake, com Vitor Pompeu 18h30 às 19h30: Workshop de Kibe de Pinhão, com Fabiano Oliveira 20 às 21 horas: Workshop de Lombo de Porco ao Melado de Cachaça com Virado de Banana com Pinhão e Queijo Meia Cura, com Vitor Pompeu.

– 22 de abril: das  das 14h às 15 horas: Workshop de Nhoque de Pinhão, com André Vieland16 às 17 horas: Workshop de Bolo de Pinhão com Frutas Secas, com Luciane Tramasso, 18h30 às 19h30: Workshop de Nhoque de Pinhão, com André Vieland
20 às 21 horas: Workshop de Caldinho de Pinhão, com Luciane Tramasso.

– 23 de abril: das 14h às 15 horas: Workshop de Chips de Pinhão, com André Palandi,15h30 às 17h30: Workshop Gastronômico, com Henrique Fogaça, 18h30 às 19h30: Workshop de Pão Italiano Recheado com Creme de Pinhão e Java Porco, com Juliana Dias Nogaroto, 20 às 21 horas: Workshop de Paella Vegetariana com Pinhão, com André Palandi.

Festa do Pinhão Campos do Jordão –fogaça
– 25 de abril: das 18h30 às 19h30: Workshop de Hamburguer Vegetariano de Pinhão com Shitake, Chutney de Tamarilho, Queijo Meia Cura e Rúcula, com Rafael Moura, 20 às 21 horas: Workshop de Chips de Pinhão, com André Palandi,

– 26 de abril: das 18h30 às 19h30: Workshop de Vinho Quente e Estação do Pinhão, com Gilson Rosa, 20 às 21 horas: Workshop de Caldinho de Pinhão Harmonizado com Cachaça, com Luciane Tramasso e Gilson Rosa.

– 27 de abril: das 18h30 às 19h30: Workshop de Paçoca de Carne com Pinhão e Banana, com Ricardo Andrade, 20 às 21 horas: Workshop de Truta com Crosta de Pinhão e Ervas ao Molho de Cachaça com Purê e Chips de Banana da Terra, com Rafael Tognetti.

– 28 de abril: das 18h30 às 19h30: Workshop de Pinhão Cremoso com Queijo da Canastra e Conhaque, com Jorge da Hora 20 às 21 horas: Workshop de Creme Leve de Pinhão com Truta, com Jorge da Hora.

– 29 de abril: das 16 às 17 horas: Workshop de Massa Folhada de Pinhão, com Adriano Nogueira, 18h30 às 19h30: Workshop de Tempurá de Sorvete com Crocante de Pinhão, com Robison Junior de Souza, 20 às 21 horas: Workshop de Ravioli ao Azeite Mediterrâneo, com Adriano Nogueira.

– 30 de abril: das 16h30 às 17 horas: Workshop de Torta de Chocolate com Praliné de Pinhão e Caramelo de Laranja, com Breno Guelssi, 18h30 às 19h30: Workshop de Choconhaque da Serra no Contexto do Pinhão, com Gilson Rosa, 20 às 21 horas: Workshop de Risoto de Tomate Cereja com Pesto de Pinhão Harmonizado com Vinho, com Breno Guelssi e Gilson Rosa.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Festa do pinhão de Campos de Jordão uma linda festa para os amantes da gastronomia!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.