Saúde

Febre Maculosa – Causas e Sintomas

Febre Maculosa chamou a atenção após a morte de uma estudante de quinze anos no interior do Estado de São Paulo. Por isso, é importante conhecer as causas e sintomas para estar atento à doença que se não for tratada em tempo pode causar a morte.

Febre Maculosa - Causas e Sintomas

Causas da Febre Maculosa

A febre maculosa  conhecida como FM é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii após a picada de um carrapato. Ela pode se apresentar desde uma forma leve e até as formas mais graves. E se não for tratada rapidamente a febre maculosa pode levar à morte em poucos dias. Por isso, a importância de identificar a doença o quanto antes. O Ministério da Saúde, no Brasil informa que existem duas espécies da bactéria riquétsias. Elas estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa. Rickettsia rickettsii produz uma doença grave registrada no norte do estado do Paraná e nos Estados da região Sudeste. Enquanto Rickettsia sp. cepa Mata Atlântica, tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica, produzindo quadros clínicos menos graves.

Febre Maculosa - Causas e Sintomas

Nos humanos a causa da febre maculosa é a picada do carrapato infectado com riquétsia. O carrapato transmite a bactéria através de sua saliva, mas isso só acontece quando o artrópode permanece em contato com o corpo da pessoa entre 6 e 10 horas. O período de incubação da doença é de 2 a 14 dias até que surjam os primeiros sintomas. A bactéria pode ser transmitida por três tipos de carrapatos, sendo o principal o carrapato estrela, comumente encontrado em animais silvestres.

Sintomas da Febre Maculosa

Os sintomas da doença são em principio uma febre de início súbito, dor de cabeça e nas articulações e/ou prostração. Em seguida ocorre o surgimento de manchas vermelhas predominantemente nas palmas das mãos e plantas dos pés, que pode evoluir para equimose, hemorragias e lesão no local onde o carrapato ficou aderido.

Febre Maculosa - Causas e Sintomas

A febre maculosa deve ser tratada com antibióticos e tem cura quando o tratamento é iniciado rapidamente para evitar complicações da doença. O mais importante é procurar rapidamente um médico que pode se basear no histórico do doente, por exemplo, se teve exposição potencial a capivaras ou contato com carrapatos recentemente. Se for tratada nos primeiros dias, a febre maculosa tem uma evolução muito boa para a cura. Se demorar mais do que cerca de 5 dias para tratar, a doença pode ter uma evolução pior. A pessoa pode até se curar, mas pode ter complicações ligadas ao sistema nervoso. Entre as sequelas mais frequentes estão: surdez, déficit visual e convulsões.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Se desconfiar estar com a febre maculosa procure seu médico imediatamente!  Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.