Saúde

Fascite Plantar – Causas e Sintomas

Fascite plantar é uma das causas mais comuns de quem tem dor no calcanhar. É uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar que fica na sola do pé e que conecta o calcâneo, ou seja, o osso que forma o calcanhar aos dedos.

fascite-plantar-causas-e-sintomas

Causas da Fascite Plantar

A fascite plantar aparece depois de repetitivos estresses na região da planta dos pés que são causados normalmente por tensão e esgarçamento da fáscia plantar, que causam micro traumas no tecido e desta forma uma inflamação da área lesionada. A fascite plantar costuma acontecer entre os 40 e 60 anos, principalmente em que durante a vida fez atividades ou teve problemas que provocaram repetido estresse sobre a fáscia plantar.

fascite-plantar-causas-e-sintomas

A fascite plantar também é muito comum em pessoas que praticam algumas  atividades fisicas como corridas, balé, levantamento de peso e dança. Caminhada sem tênis pode ser um dos causadores de estresse sobre a sola dos pés e levar à lesão da fáscia plantar. Estas atividades podem provocar o aparecimento precoce da fascite plantar, antes dos 40 anos.

Existem fatores de risco que aumentam a probabilidade  de haver tensão ou uso em demasia do tecido plantar do pé:

A idade pois a fascite plantar é mais comum em pessoas na faixa dos 40 a 60 anos

Alguns tipos de exercício físico que provoquem estresse excessivo sobre o calcanhar e a fáscia plantar, como corrida de longa distância, ballet e outros tipos de dança, podem contribuir para a ocorrência de fascite plantar

Pés com anormalidades como o pé chato, pé cavo ou qualquer outro problema nos pés pode facilitar a ocorrência de fascite plantar

Obesidade pois se o peso sobrecarregar os músculos e ossos das pernas e pés, apresentara maiores riscos de ter fascite plantar

Algumas profissões que  exigem muito dos pés dos funcionários como por exemplo ooperários, professores, atendentes e outras que passam a maior parte da jornada de trabalho em pé ou caminhando.

Tensão sobre o tendão de Aquiles que é aquele que liga os músculos da panturrilha ao tornozelo.

Calçados inadequados, com solas macias demais ou que não oferecem apoio suficiente à curvatura do pé.

Sintomas de Fascite plantar

Os sintomas mais comuns são dor, rigidez e queimação na sola do pé. A dor pode ser aguda ou crônica e ela costuma ser pior no período da manhã ao dar os primeiros passos, após ficar em pé por longos períodos, ao subir escadas e após atividades físicas intensas. A dor pode acontecer no inicio de maneira bem fraca e ao passar do tempo ela vai aumentando ou pode ocorrer repentinamente após exercício físico intenso.

fascite-plantar-causas

Pode-se adotar algumas medidas caseiras para ajudar na recuperação e no efeito do tratamento como:

Aplicar gelo à região dolorida. Repita o procedimento pelo menos duas vezes ao dia durante 10 a 15 minutos, com mais frequência nos primeiros dois dias

Usar uma proteção no tornozelo, almofadinhas de feltro na área do tornozelo ou palmilhas ortopédicas

Usar talas noturnas para alongar a fáscia plantar lesionada.

Não se deve ignorar a fascite plantar porque ela pode se tornar uma dor crônica no calcanhar e prejudicar muito à rotina e a atividades regulares do dia a dia. No caso de tentar evitar a dor causada pela fascite plantar mudando a forma  de caminhar, isso poderá causar problemas não só ao pé, mas também aos joelhos, quadril e até mesmo na coluna.

Existem algumas medidas preventivas que podem ajudar a não desenvolver inflamação na fáscia plantar.

Mantenha um peso saudável. Quilos em excesso aumentam a pressão sobre a sola do pé, podendo levar à ocorrência de fascite plantar.

fascite-plantar

Ao praticar esportes que exijam muito dos pés, procure fazer os alongamentos corretamente antes e após os exercícios

Mantenha boa flexibilidade na área do tornozelo, do tendão de Aquiles e nos músculos da panturrilha.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Fascite plantar muito comum em pratica exercícios como corrida ou caminhadas e também fica muito em pé! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.