Saúde

Falta de Vitamina K – Consequências

Falta de Vitamina K é importante conhecer o papel desta vitamina para a saúde pois sem ela o organismo não consegue obter todos os benefícios do cálcio e da vitamina D para nosso corpo. A vitamina K2 ficou durante muitos anos sem os devidos estudos, mas hoje é reconhecida como uma vitamina essencial para a longevidade.

Consequências da Falta de Vitamina K

As vitaminas K fazem parte de um grupo de vitaminas lipossolúveis e entre as principais podemos citar a K1 e K2 sendo que a K1 é encontrada nos vegetais verdes escuros, e tem um papel importante na manutenção da coagulação sanguínea e é possível manter níveis suficientes através da dieta. Já a vitamina K2, também chamada de menaquinona, é encontrada em alimentos fermentados ou sintetizada pelas bactérias existentes no trato gastrointestinal. Ela se dirige às paredes das artérias, ossos e tecidos, menos no fígado e tem benefícios importantíssimos para a saúde.

De acordo com estudos sabemos que a vitamina D exerce um importante papel na absorção de cálcio promovendo uma melhora expressiva nos ossos. Mas, as novas evidências indicam que é a vitamina K2 que direciona o cálcio para ser absorvido pelo esqueleto, evitando que esse cálcio se deposite em locais inapropriados, tais como nas articulações (artroses), nas artérias (aterosclerose) e nos órgãos (cálculo vesicular, cálculo renal, catarata).

Ela também ativa uma proteína chamada osteocalcina, produzida pelos osteoblastos extremamente necessária para a assimilação do cálcio na matriz óssea. A osteocalcina evita ainda que o cálcio se deposite nas artérias. Se o corpo sofre qualquer tipo de lesão ou agressão existe uma reação inflamatória pelo cálcio no tecido lesado. Se isto ocorre nos vasos sanguíneos, é um sinal de que a doença arterial coronariana está se manifestando de maneira silenciosa o que significa que há placa se formando na artéria, um problema que pode causar um ataque cardíaco. Ao usar suplementos de cálcio ou vitamina D deve-se equilibrá-los com vitamina K2.

Compartilhamos abaixo outras consequências da Falta de Vitamina K2:

-Calcificação Inadequada variada (ex: pedra nos rins);

-Osteoporose;

-Doença cardíaca;

-Ataque cardíaco e AVC;

-Doenças cerebrais;

-Câncer.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! As vitaminas são fundamentais para o bom funcionamento de nosso organismo! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.