Saúde

Falta de Vitamina D – Sintomas

Falta de Vitamina D  durante os meses mais frios do ano pode se preocupar realmente já que a maior parte da substância presente no organismo é produzida quando a pele fica exposta ao sol. A vitamina D é um hormônio esteroide e também um nutriente encontrado em alimentos como salmão, leite, ovo, carne.

Sintomas da Falta de Vitamina D

Uma das funções mais conhecida da vitamina D no organismo é estimular a absorção no intestino de fósforo e cálcio. Estes minerais são fundamentais para a saúde dos ossos, tendões e músculos. Mas, seus benefícios vão muito além do sistema musculoesquelético. Há receptores de vitamina D em quase todas as células do corpo. Ela também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de câncer. O problema de falta de vitamina D afeta quase 1 bilhão de pessoas no mundo. É importante que se tiver algum dos sintomas abaixo procure um médico para saber qual o problema e se precisa melhorar o seu nível de vitamina D no organismo.

Compartilhamos abaixo alguns dos sintomas da falta de Vitamina D:

Dor óssea: com a falta de vitamina D, o nível do paratormônio que é o hormônio produzido nas glândulas paratireoides,  pode ficar alterado, aumentando a retirada de cálcio do tecido ósseo para a corrente sanguínea. Desta forma fica reduzida a reserva do mineral no esqueleto até que se estabeleça o diagnóstico de osteopenia e, posteriormente, osteoporose. Isto  pode causar um defeito de mineralização nos ossos, resultando em raquitismo ou osteomalacia que é o amolecimento ósseo, que pode levar dor, deformidades e fraturas.

Fadiga e Fraqueza Muscular: O baixo nível de vitamina D no organismo, faz com que haja uma diminuição da absorção de cálcio, mineral essencial no processo de contração dos músculos. Desta maneira o trabalho muscular fica prejudicado e gera esta sensação de cansaço excessivo e falta de força para sustentar bem a estrutura óssea do corpo. O problema pode gerar dor ao se movimentar e até resultar em quedas principalmente em idosos.

Infecções Respiratórias: acontece um aumento considerável nos casos de gripes e resfriados indicando que o sistema imunológico não está bem. A vitamina D tem um papel importante para tornar as células de defesa mais eficientes. A substância age nos linfócitos B e T, aumentando a diferenciação em macrófagos, além de elevar a produção de anticorpos e de citocinas anti-inflamatórias.

Compartilhamos abaixo algumas causas para falta de vitamina D no Organismo:

-Insuficiência renal crônica;

-Lúpus;

-Doença celíaca;

-Doença de Chron;

-Síndrome do intestino curto;

-Fibrose cística;

-Insuficiência cardíaca;

-Pedras na vesícula.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Fique atento aos sintomas e procure ajuda médica! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • CALÇA CIRRE BLUSA SOCIAL BRANCA E BOTA
  • cartao marisa fatura
  • falta de vitamina d sintomas
  • vitamina e

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.