Saúde

Falta de Magnésio No Organismo – Sintomas, Causas e Como Repor

Falta de Magnésio No Organismo traz muitos problemas a saúde, pois se trata de um mineral muito importante. Ele é o quarto mineral mais abundante no corpo e é indispensável para a saúde humana. O mineral magnésio está diretamente envolvido em mais de trezentos processos metabólicos no nosso corpo. Entre eles, no transporte adequado de cálcio através das membranas celulares.

Falta de Magnésio No Organismo – Sintomas, Causas e Como Repor

Sintomas de Falta de Magnésio No Organismo

O magnésio é exigido por todas as células do corpo, até mesmo as do cérebro. É um dos minerais mais importantes por sua atuação em funções essenciais como a síntese de proteínas a utilização de gorduras e carboidratos, produção de enzimas de desintoxicação específica e produção de energia relacionada à desintoxicação de células. A deficiência do magnésio pode causar danos em  praticamente todo o sistema do corpo humano.

Falta de Magnésio No Organismo – Sintomas, Causas e Como Repor

Alguns sintomas da falta de magnésio são imperceptíveis fazendo com que se torne difícil descobrir sua deficiência. E também os exames de rotina solicitados por médicos e laboratórios de exame não incluem detalhes sobre a taxa de magnésio. Os primeiros sintomas envolvem cãibras ou dores musculares, dores no pé e espasmos, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

Compartilhamos abaixo mais alguns sintomas de falta de magnésio no organismo:

-Tiques faciais;

-Insônia;

-Dores;

-Deficiência de Cálcio;

-Fraqueza;

-Tremores;

-Ansiedade;

-Pressão Alta;

-Diabetes;

-Problemas Respiratórios;

-Deficiência de Potássio;

-Perda de memória;

-Se sentir confuso;

-Convulsões;

-Alteração do humor;

-Dormência ou formigamento de alguma parte do corpo;

-Ritmos cardíacos anormais;

-Depressão;

-Asma;

-Vertigem;

-Dores de estômago;

-Perda de cabelo.

Outro sintoma muito comum da falta de magnésio é sentir sede mesmo após tomar muita água. A sede pode estar associada à falta de nutrientes e minerais, como o magnésio. A deficiência de magnésio no organismo pode estar ligada a problemas de tireoide, problemas de metabolismo, problemas cardíacos, problemas musculares, problemas gastrointestinais, entre outros.

Causas da Falta de Magnésio No Organismo

O magnésio é um mineral que combate certas doenças, como artrite, Alzheimer, problemas de pressão alta, diabetes, problemas respiratórios, entre outros. Além disso, o consumo de magnésio fornece mais rigidez e flexibilidade aos ossos, aumenta a biodisponibilidade de cálcio, regula e normaliza a pressão arterial, previne e ajuda no combate de pedras nos rins, e muito mais.A principal causa de deficiência de magnésio seria o grande consumo de alimentos rápidos e processados que incluem fast food e comidas industrializadas, além de açúcar, refrigerantes, bebidas com cafeína e até mesmo carne. Muitos deixam de consumir alimentos saudáveis como frutas e legumes que são ricos em magnésio.

Falta de Magnésio No Organismo – Sintomas, Causas e Como Repor

Consumir bebidas alcoólicas pode interferir na absorção de vitamina D, que auxilia na absorção de magnésio, ou seja, um problema leva ao outro. Refrigerantes também podem atrapalhar na absorção adequada destes nutrientes. Um fato que chama a atenção quanto a falta de magnésio é que o problema não esta apenas associado ao alimento que se deixa de ingerir e sim ao alimento que se consome, por exemplo, este é o caso da açúcar pois a cada molécula de açúcar ingerida, nosso corpo usa 54 moléculas de magnésio para processá-la, tornando o açúcar o pior vilão na deficiência de magnésio.

Falta de Magnésio No Organismo – Sintomas, Causas e Como Repor

Outra razão que pode causar a carência de magnésio é o PH do interior do intestino, que pode afetar a capacidade da absorção do mineral. Quanto mais alcalino seu intestino, mais pobre é a capacidade de absorção de magnésio. Também se conclui que nos dias de hoje o solo esta empobrecido do material magnésio devido ao uso constante de pesticidas e à poluição que afeta os campos.

Como Repor a Falta de Magnésio no Organismo

A reposição de magnésio no organismo é simples e fácil, pois a quantidade requerida diariamente é pequena. Alguns buscam a reposição do mineral através de suplementos, mas é necessário lembrar-se que fonte de alimentos é mais saudável e melhor para o organismo. Os suplementos podem ser utilizados no início do tratamento, mas procure optar pelos alimentos já que o corpo absorve o mineral de forma diferente em alimentos e suplementos. É necessária a ingestão de suplementos em casos mais avançados ou se houver a prescrição médica.

Falta de Magnésio No Organismo – Sintomas, Causas e Como Repor

Não se deve ultrapassar o valor de 350 miligramas de magnésio por dia, a menos que seu médico prescreva essa quantidade ou mais, pois caso haja excesso na suplementação do mineral, o coração pode sofrer de arritmia, que pode ser fatal, principalmente em pessoas diabéticas.

Compartilhamos abaixo alimentos com o mineral magnésio:

-Amêndoas;

-Abóbora,

-Sementes de abóbora;

-Sementes de Girassol;

-Sementes de Sésamo;

-Soja;

-Feijão preto;

-Castanha de Caju;

-Espinafre;

-Quiabo;

-Farelo de Aveia;

-Acelga;

-Arroz integral.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Se tiver duvidas ou sentir alguns dos sintomas da falta de magnésio procure por seu médico! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.