Concurso Público

Como Estudar Para Concurso Público em Casa – Dicas

Passar em um concurso público é o sonho e a meta de muitos brasileiros que sonham com a garantia de um emprego fixo e estável para o resto das vidas. Mas para conseguir um bom resultado na prova, é necessário muito estudo, afinal são dezenas de candidatos para uma única prova e a pessoa precisa se destacar, tirar uma nota maior que as demais para garantir a sua vaga. Mesmo sabendo disso, muita gente opta por não estudar por não ter tempo ou dinheiro para frequentar aulas de cursinhos preparatórios. O que as pessoas não sabem é que é possível estudar sozinha, seguindo algumas dicas para um bom rendimento dos estudos e claro, é necessário esforço e dedicação também. Por isso, confira algumas dicas para se dar bem nos concursos públicos estudando em casa.

Dicas

  • O primeiro passo é planejar os estudos. Você deve planejar um plano de estudos, colocando primeiro o tempo que terá para estudar. É importante marcar no calendário os compromissos como trabalho, aula e outras coisas que já estavam programadas. Depois de planejar os horários de estudo, distribua as disciplinas que você precisará estudar, isso faz com que você não deixe nenhuma matéria sem revisar. Nunca se esqueça de deixar um intervalo nos estudos para não ficar muito puxado, por exemplo, 15 minutos de descanso a cada duas horas de estudo. Faça uma tabela com os horários e deixe junto com seu material de estudo.
  • Com um horário planejado para estudos, o estudante consegue controlar melhor a forma de estudar, pois sabe quando é a hora de parar. Entretanto, se o estudante achar que mesmo com o horário para finalizar, ele consegue estender os estudos e que isso acontece regularmente, ele pode aumentar esse horário também na tabela. O mesmo acontece quando ele perceber que não está rendendo, e que o melhor seria encurtar e redistribuir os horários.
  • Todo mundo tem as matérias que gosta mais e tem mais facilidade em aprender, e as que não são tão fáceis ou as matérias que não gostamos. Isso muitas vezes reflete nos estudos, pois damos preferência para as matérias que gostamos mais e acabamos adiando o estudo do restante. Mas, o ideal é dedicar mais tempo para as matérias que você tem maior dificuldade. Outra dica é sempre que ler o conteúdo da matéria na teoria, faça exercícios para compreender melhor os estudos.
  • Um dos maiores problemas é vencer a preguiça e o desânimo para estudar, principalmente para as pessoas que trabalham e tem pouco tempo para se dedicar aos estudos. Sempre tenha em mente as suas maiores motivações para estudo, e evite ficar na frente da TV ou computador no horário que deveria estudar, pois o que seria uma coisa rápida pode acabar se prolongando e seus estudos são deixados de lado.
  • O nosso cérebro tende a guardar melhor as coisas que vimos repetidas vezes. A repetição no caso do estudo também é importante, já que ela ajuda a fixar melhor o conteúdo estudado. Sempre volte ao início dos estudos, ou da matéria, e refaça exercícios para um melhor resultado.
  • Para revisar as matérias, faça anotações simplificadas, apenas com partes importantes do conteúdo, como fórmulas matemáticas, datas históricas ou definições dos temas. Não se esqueça de colocar o nome da matéria antes das anotações para evitar qualquer confusão.
  • Comprar o material básico do concurso, como apostila, mesmo que não seja completo, já te dá uma noção do que cairá no dia da prova. Procure sites que ofereçam gratuitamente matérias de concursos, assim como simulados. E caso você ainda estude ou tenha algum amigo ou parente professor, tente tirar dúvidas sobre conteúdo conversando com eles.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.