Esporte

Estação de Ginástica Para Deficientes ao Ar Livre – Inauguração

Estação de Ginástica Para Deficientes ao Ar Livre é a primeira e foi inaugurada no dia 4 de junho. É uma parceria entre o Santander e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência  da Prefeitura de São Paulo

Estação de Ginástica Para Deficientes ao Ar Livre – Inauguração

Inauguração da Estação de Ginástica Para Deficientes ao Ar Livre

As estações são adaptadas para quem tem deficiência física e o seu objetivo é fazer a inclusão de pessoas com deficiência no esporte, incentivar as atividades físicas e melhorar a qualidade de vida. As novas instalações já somam mais de 300 estações de ginástica ao ar livre instaladas em 5 capitais do país: Rio de Janeiro são 55, São Paulo já tem 55, Goiânia conta com 35, Curitiba com 35. Segundo o secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, a prática de atividades para quem tem deficiência pode representar muito mais que saúde e bem estar: “O esporte proporciona a oportunidade de socialização entre as pessoas com deficiência, além de torná-las mais independentes no dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades. O esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos”, disse o secretário.

Estação de Ginástica Para Deficientes ao Ar Livre – Inauguração

O secretário de Esportes e Lazer, Jorge Damião comentou: “Uma das mágicas proporcionadas pelo esporte é a integração social, além do aumento da autoestima e da qualidade de vida. E isso deve ser acessível para todos, sem exceções. Os Portadores de Necessidades Especiais são sempre incluídos com carinho especial nos nossos projetos e eventos. Queremos trazê-los para perto. Para isso, vamos oferecer equipamentos de qualidade para que nossos clubes sejam atraentes e acessíveis para todos os públicos”. A estação de ginástica tem uma área total de 27 m² e seguindo a Norma Técnica da ABNT 9050, a estação de ginástica possui rampa de acesso, barras e paralelas em alturas reduzidas, mecanismos para exercícios aeróbicos de membros superiores, áreas de circulação ampliadas, além de fitas e limitadores de segurança extras. A área de circulação foi desenvolvida para possibilitar o deslocamento da cadeira de rodas e a colocação das fitas elásticas e TRX – um equipamento que permite realizar treinos mais complexos com o auxílio do peso do próprio corpo. No local, um painel de instruções auxiliará na utilização correta dos equipamentos.

Estação de Ginástica Para Deficientes ao Ar Livre – Inauguração

As estações de ginástica estão liberadas para a população, seguindo o horário do Centro Esportivo ou Parque onde estarão alocadas. A estrutura da estação comporta até nove usuários, sendo possível a presença de três cadeirantes por vez. Não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro ou inscrição para o uso das estações. A estação de ginástica fica localizada no Centro Esportivo do Tietê na Avenida Santos Dumont, 143, Armênia, São Paulo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Uma nova opção para os deficientes físicos poderem se exercitarem e preservar sua saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.