Esporte

Esporte Slackline – Dicas e Benefícios

Esporte Slackline é feito sobre uma fita elástica bem esticada que fica entre dois pontos fixos.  Esta atividade se baseia em manter o equilíbrio sobre uma fita de nylon estreita e bem flexível e suas extremidades podem ser fixadas em árvores, postes e rochas. É uma atividade perfeita para treinar equilíbrio, postura e concentração.

esporte-slackline-dicas-e-beneficios

Dicas Para Esporte Slackline

Alguns acreditam que o esporte começou no final de 70 nos campos de escalada de Yosemite Valley (EUA). Os escaladores ficavam vários dias explorando a região e quando tinham tempo livre costumavam esticar as cordas de escalada acima do solo e se divertiam tentando andar e se equilibrar em cima delas.

esporte-slackline-dicas-beneficios

Abaixo compartilhamos algumas dicas para praticar o Slackline:

Procure sempre o acompanhamento de um profissional não basta comprar a fita e amarra-la entre duas arvores porque se o nó for mal feito e a fita estiver na altura errada pode causar acidentes fatais é muito importante que tudo seja feito sobre a supervisão de um profissional qualificado que ensinará a forma correta de praticar o esporte.

Escolha os locais com piso fofo e macio como na praia ou em parques que tenham muita grama. Desta forma as quedas que com certeza vão acontecer serão menos doloridas e diminui as chances de acontecer lesões.

esporte-slackline-dicas

Tenha calma no inicio é muito importante que comece a praticar o esporte em uma altura que fique no máximo até os joelhos. Primeiro é preciso saber subir na corda, aprender a se equilibrar e só depois começar a andar. Deve se sentir segura para andar sobre a fita.

No principio pratique o esporte descalço para que possa sentir a fita e ter consciência de onde esta pisando. O calçado pode atrapalhar a firmeza enquanto caminha.

Use uma corda de segurança se for possível, as academias usam para que ao cair não toque o chão evitando assim qualquer tipo de lesão.

Benefícios do Esporte Slackline

O Slackline pode ser praticado por todas as idades desde crianças a partir de cinco anos à adultos com oitenta anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline fazendo seu treino de uma maneira bem divertida, pois os músculos usados nas escaladas são parecidos com os exercícios realizados neste esporte.

esporte-slackline-beneficios

Abaixo compartilhamos alguns benefícios do esporte slackline:

Equilíbrio e a postura melhoram bastante porque o objetivo é ficar sobre a fita com uma base pequena e que oscila muito. Os músculos que são responsáveis por manter a estabilidade ficam fortalecidos e assim acontece a melhora do equilíbrio e da postura.

Aumento de força devido ao esforço para se manter equilibrado a musculatura profunda é trabalhada o que possibilita fazer os movimentos mais amplos e de grande intensidade parecido com o que acontece na pratica do pilates.

Prevenção de lesões já que acontece o fortalecimento da musculatura profunda, das articulações e tendões e ligamentos ficam mais protegidos. Isto porque esses músculos ficam perto destas outras partes do corpo e assim as chances de lesões diminuem. 

Fortalecimento das pernas desde os músculos dos pés, panturrilha, tibial, posterior, anterior e lateral. Todos os músculos são utilizados e ainda acontece durante os exercícios  os estímulos de força, resistência e vibração por causa do balanço da fita.

esporte-slackline

Diminuição do estresse porque o esporte exige concentração de quem pratica e desta maneira ela desliga dos outros problemas e por ser realizado ao ar livre em parques ou praia contribui para aumentar a sensação de bem estar.

Melhora da concentração e da autoconfiança por exigir que fiquem cem por cento concentrados enquanto pratica o slackline pois qualquer distração faz com que haja uma queda.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? São muitos os benefícios deste esporte que deve ser feito sobre a supervisão de um profissional capacitado! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.