Diversos

Ensinar o Filho a Tomar Banho – Dicas

Ensinar o Filho a Tomar Banho  é importante e muitos pais tem duvida qual o momento de ensinar.  A partir dos 2 ou 3 anos de idade, já é possível começar a ensinar a criança a esfregar algumas partes do corpo. Desta maneira aos poucos se vai corrigindo os erros e elogiando os acertos.

Dicas  Para Ensinar o Filho a Tomar Banho

Aos sete anos já é quase certo que a criança já saiba realizar essa tarefa praticamente sozinha. Por isso é importante trabalhar nisso, lembrando que cada criança tem seu tempo e que esse processo de ensinar a tomar o banho deve ser feito durante um bom tempo.

Compartilhamos abaixo algumas dicas para ensinar seu filho a tomar banho:

Enquanto ele esta aprendendo  é importante verificar se ela lavou todas as partes do corpo do jeito certo. Não se esquecer de certas medidas de segurança, como não deixá-la sozinha na banheira ou ter cuidado com os produtos de higiene. Ensine que não deve coloca-los na boca para que não acabe os ingerindo.

Se a criança decorou as partes do corpo a serem lavadas, aprendeu a se ensaboar e a se enxaguar corretamente então ela já pode tomar seu banho sozinha. Quando for às compras  é bom levá-lo junto para comprar os produtos de higiene e ensinar suas funções.

Incentive a criança que tomar banho é divertido e também pode ajudar durante essa aprendizagem, usando brinquedos, xampus coloridos etc. No inicio o sabonete  mais indicado para as crianças é o líquido, mais higiênico e hidratante. Existem no mercado produtos especialmente desenvolvidos para crianças feitos por especialistas que trazem os tratamentos essenciais para essa idade.

Muitos pais têm o costume de tomar banho com seus filhos pequenos.. Entretanto assim que eles vão crescendo, muitas dúvidas sobre seu corpo e o dos pais começam a surgir. Os pais devem respondê-las da maneira correta, mas com o tempo, coloque certos limites e estabelecer a privacidade, tanto sua, quanto da criança.

É comum algumas crianças terem aversão ao banho ou chorarem para não terem que fazer essa tarefa. O importante entender quais as razões para esse comportamento.

Segundo Já aos dois anos as crianças já podem começar a aprender a lavar seus cabelos sozinhos. Coloque  um pouco de xampu na mão dela e vá ensinando como deve passar na cabeça. Aos poucos ensine como esfregar e enxaguar.

Durante esta etapa de ensinamento aproveite para ensinar também a importância de economizar não desperdiçando produtos durante o banho. Para isto utilize formas lúdicas pode ser mais eficaz, como desenhos, jogos e brincadeiras. È importante explicar a importância da água para o planeta e como fazer para economiza-la., explicando e mostrando através de pequenas ações sobre não desperdiçar água.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É preciso ensinar os filhos a tomar banho com calma e paciência! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.