Scroll Top

Saúde

Endometriose – O Que É e Tratamento

endometriose-doencaAs mulheres em sua maioria costumam sentir cólica durante o período menstrual, porém algumas reclamam de dores durante semanas antes ou após a menstruação e de sangramento que podem ocorrer durante sete ou mais dias. Nesses casos, não considerados normais para uma mulher, é necessário a procura de um médico ginecologista, para realizar exames e diagnosticar qual a causa dos problemas. Muitas das vezes esses sintomas pode indicar a endometriose, uma doença que atinge mulheres no período reprodutivo. Confira todas as informações sobre o que é e como fazer o tratamento.

O Que É Endometriose

A endometriose é uma doença que atinge exclusivamente as mulheres, pois consiste no tecido que reveste a parede do útero, crescendo em outras regiões, como ovários, intestino, e pode causar dor, possível infertilidade e sangramento irregular.
Esse tecido normalmente se forma na região pélvica, como reto, bexiga, ovários, membrana que reveste a pélvis, ou seja, sempre fora do útero. Essa doença é causada pelas células endometriais, que ficam dentro do útero e são liberadas durante o período menstrual. Se essas células crescem fora do útero, formando um tecido revestindo outros órgãos, ela forma a endometriose. A causa em si é desconhecida e não se sabe ao certo porque esse tecido se forma.
Geralmente, a idade de diagnóstico da doença é entre os 25 a 35 anos, porém ela pode começar logo na primeira menstruação, se desenvolvendo aos poucos. As mulheres que correm mais risco de desenvolver a doença são aquelas que possuem histórico familiar, que começam a menstruar muito cedo, nunca teve filhos, possui o clico menstrual frequente e que dura mais de sete dias, problemas com hímen não perfurado, que pode impedir a passagem do sangue.
Os sintomas da endometriose são: menstruações dolorosas; dor no baixo abdômen antes, depois da menstruação ou durante; dor durante ou após a relação sexual; dor ao evacuar; dor lombar ou pélvica. Porém, os sintomas não aparecem em todos os casos da doença. Os casos mais graves são diagnosticados em mulheres que nunca sentiram dor.
endometriose-tratamento

Tratamento

O tratamento da doença depende de alguns fatores, tais como idade, gravidade dos sintomas, gravidade da doença, e se você deseja ter filhos. Muitas mulheres que possuem sintomas leves e grau de doença leve, optam por apenas por fazer exames periódicos para controlar a doença.
Existem algumas opções para tratar a endometriose: medicamentos para controle da dor; medicamentos para impedir que a doença avance; cirurgia para retirar as áreas da endometriose e histerectomia, que consiste na retirada dos ovários.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Você Vai Gostar de Lêr:

Artigos Relacionados à Endometriose – O Que É e Tratamento!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: