Diversos

Eclipse Lunar Maior do Século – Como Ver   

Eclipse Lunar O Maior do Século  deve acontecer no dia 27 de julho e esta sendo aguardado ansiosamente. O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Normalmente ela pode ser  visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.

Eclipse Lunar Maior do Século – Como Ver   

Como Ver o Eclipse Lunar Maior do Século

Na próxima sexta-feira, dia 27 de julho, o Brasil verá aquele que deve ser o mais longo eclipse lunar total deste século 21. O inicio da fase total do eclipse no Brasil deve ocorrer a partir de 16h30min e o final será às 18h13min, em hora de Brasília. O eclipse lunar vai durar cerca de 1hora e 40 minutos. o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total  e na parte oeste o eclipse será visto somente como parcial. O Observatório informa que, para ver a Lua ainda no eclipse total, todos devem buscar um local onde seja possível ver o céu perto do horizonte a leste. A partir das 18h13min, a Lua vai começar a sair da sombra mais escura. Nesse momento começará o eclipse parcial, que vai até as 19h19min. Nesse instante a Lua começará a entrar na sombra mais clara, o que marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29min.

Eclipse Lunar Maior do Século – Como Ver   

A melhor capital para ver o eclipse solar é Recife ele será mais visível no litoral do país. Poderá ser visto a olho nu, mas um binóculo pode ajudar bastante.  Esse eclipse lunar total em especial poderá ser vista na África e na Europa em toda sua plenitude, é só ver o mapa que a agência espacial americana (Nasa). Para isso acesse o site copiando e colando o link a seguir em seu navegador:( https://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2018Jul27T.pdf) Ele mostra os melhores lugares para assistir. Por lá, eles vão acompanhar a melhor fase do fenômeno e serão quase 4 horas de período de umbra – por isso, é o mais longo do século.

Eclipse Lunar Maior do Século – Como Ver   

Poderá sim ser visto no Brasil. Quanto  mais ao leste, melhor será melhor para assistir. A melhor capital para ver será Recife, de acordo com o astrofísico Gustavo Rojas. É fácil entender: a Lua nasce às 17h15 para a cidade pernambucana, sendo que a fase total do eclipse termina às 18h13 minutos (quando a lua está inteira dentro da sombra). A parcial termina às 19h19. O eclipse já vai estar rolando antes, mas a Lua não vai ter nascido na maior parte do Brasil. O ideal é ir para um campo aberto, onde geralmente é bom para observar as estrelas. Um ponto positivo do eclipse da Lua é que, ao contrário da versão solar, não é necessário um óculos especial para admirar. Vale conseguir um binóculo ou uma luneta. Em 2019 teremos um eclipse lunar total “na íntegra” no dia 21 de janeiro. E este será brasileiro!

Fonte G1.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? prepare-se para ver o eclipse mais longo do século!  Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.