Saúde

Dorsalgia ou Dor Nas Costas – Causas e Tratamento

Dorsalgia ou Dor Nas Costas como também é conhecida é extremamente comum e acredita-se que 80% da população já sofreram ou sofrerá desse mal. Dorsalgia é a denominação dada para dor na região torácica. A região torácica compreende a região da coluna vertebral que é composta por doze vértebras entre as 32 existentes na coluna vertebral

Dorsalgia ou Dor Nas Costas – Causas e Tratamento

Causas da Dorsalgia ou Dor Nas Costas

A região dorsal fica localizada entre a lombar e a região cervical, formada por 12 vértebras. Como as costelas se ligam justamente na região dorsal, o movimento é limitado. A coluna vertebral é formada por 32 vértebras divididas por 7 vértebras cervicais (pescoço), 12 torácicas (meios das costas, região dorsal), 5 lombares (costas baixa), 5 sacrais e 2 ou 3 coccix.

Dorsalgia ou Dor Nas Costas – Causas e Tratamento

Compartilhamos abaixo as causas da Dorsalgia e tratamento:

A causa pode ser traumática quando existem distensões musculares, fraturas ou contusões na região dorsal que causam dores nas costas. Esforço físico exagerado, atividades em posições anormais ou queda, podem causar essas dores.

Podem ter causas degenerativas e posturais quando há degeneração dos corpos vertebrais, discos intervertebrais e facetas-articulares, conhecida como espondilose.  A escoliose e a hipercifose são lesões que ocorrem na coluna, por causa da má postura.

Tumores e metabolismo sejam os tumores benignos ou malignos podem causar dorsalgia. A osteoporose é a principal causa metabólica para dores nas costas, a osteoporose diminui a massa óssea e aumenta a probabilidade de fraturas.

Tratamento Para Dorsalgia ou Dor Nas Costas

Quando as dores aparecerem a indicação é que se busque atendimento de um médico especialista em coluna. Após ser examinado e passar por radiografias, ressonâncias magnéticas, etc., será definido se o tratamento deve ser por intervenção cirúrgica ou tratamento.

Dorsalgia ou Dor Nas Costas – Causas e Tratamento

Compartilhamos abaixo algumas indicações de tratamento para Dorsalgia:

O tratamento mais indicado para quem sofre da dorsalgia é a RPG Souchard, ou Reeducação Postural Global. O tratamento utiliza um método inovador da fisioterapia que faz ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura.  O RPG Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural. É considerado um método diferenciado por estasr direcionado ao paciente e não apenas  à sua patologia.

As sessões são feitas com movimentos progressivos, de acordo com as respostas do paciente ao tratamento e sem ultrapassar determinadas limitações que apresente. O objetivo não é só afastar os sintomas da doença, mas tratar o próprio indivíduo  mostrando sua necessidade de que tenha consciência corporal e assim possa evitar o surgimento de novas dores.

O tratamento medicamentoso inclui analgésicos e anti-inflamatórios. Podem ser adicionados ao tratamento a acupuntura, aplicações de bolsas térmicas geladas ou com água quente na região dolorida, e Pilates. Poucos pacientes necessitam de cirurgia apenas 1% ´`a 10% dos casos. E também  pode ser necessário o tratamento osteopático.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A dorsalgia é a dor nas costas em uma de suas regiões Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.