Esporte

Dor Lateral Durante Treino – Causas e Como Evitar

Dor Lateral Durante Treino quase todo o corredor já ouviu falar ou sentiu esta dor de lado. A dor de lado é aquela pontada que dá na barriga, logo abaixo das costelas e que incomoda muito durante o treino ou corrida. Ela é conhecida por diversos nomes dor nos flancos, dor desviada, dor de veado, dor de burro, Side Stitches e é tecnicamente denominada  como dor abdominal transitória relacionada ao exercício. Sendo que essa dor desaparece quase que prontamente após a parada do exercício.

Causas da Dor Lateral Durante Treino

Ela é uma dor aguda localizada na parte inferior da caixa torácica e tem como causa um espasmo muscular do diafragma. O diafragma é um músculo que desempenha um papel importante na respiração. Ele se estende através da parte inferior da caixa torácica e durante a inspiração, a entrada do ar para os pulmões pressiona o diafragma para baixo e na expiração, o diafragma se move para cima. A dor de lado pode ser causada pelo rápido aumento do ritmo respiratório devido ao aumento da intensidade da corrida, que acaba causando uma pressão muito forte no diafragma.

Outra explicação é que essas dores acontecem devido à ação do fluxo sanguíneo das pernas colocando pressão sobre o diafragma na parte inferior, enquanto a respiração expande os pulmões e coloca pressão sobre o diafragma na parte superior, diminuindo o fluxo de sangue e oxigênio ao diafragma. E existe a possibilidade desta dor acontecer devido ao estômago estar muito cheio o que faz com que ele encoste-se ao diafragma e essa pressão no mesmo pode ocasionar a dor. Alimentos gordurosos tem uma lenta digestão deixando o estômago cheio por maior tempo. O estomago cheio diminui o fluxo sanguíneo para o diafragma.

Como Evitar a Dor Lateral Durante Treino

 As mulheres são mais afetadas pela dor de lado durante o treino do que os homens; os jovens são mais do que os mais velhos; e sujeitos menos condicionados do que os mais condicionados. Há muitas sugestões para evitar essas dores, mas o que funciona para um  pode ou não funcionar para o outro.

Compartilhamos abaixo algumas dicas de como evitar a dor lateral durante o treino:

É necessário que o se tenha um melhor condicionamento físico através de um treinamento adequado. Se sua condição física está ruim, qualquer intensidade acima do seu nível poderá causar essas dores. Realizar o fortalecimento dos músculos do diafragma através de exercícios tornando-os mais resistentes à fadiga e menos propensos às dores de lado.

Comer moderadamente antes dos exercícios. São recomendadas refeições leves com baixo teor de gordura, cerca de 1 a 2 horas antes do treino ou da competição. Este lanche deve ser composto principalmente de carboidratos e líquidos sem açúcar. Algumas pesquisas descobriram que os sucos de frutas e bebidas ricas em açúcar pode contribuir para essas dores.

Enquanto estiver fazendo exercícios, expire e inspire pela boca para facilitar a maior captação de oxigênio e posterior maior oferta ao diafragma. Mantenha um ritmo respiratório durante o exercício não inspire e expire aleatoriamente.

Cuidado também com o excesso de ingestão de líquidos durante o exercício o ideal é  beber de 150 a 200 ml a cada 10 à 15 minutos para uma melhor absorção de líquidos em comparação com o consumo de grandes quantidades.

Ao se sentir a dor, basta interromper o exercício e passar a caminhar ou diminuir a velocidade da corrida, então se inclinar para frente. Em seguida, após o fim da dor, retomar a atividade. Caso não possa diminuir a velocidade, é tentar alongar o diafragma através da respiração forçada, durante a corrida. Inspire fundo para forçar o diafragma para baixo e  segure a respiração por alguns segundos e depois expire com força com os lábios fazendo força impedindo que o ar saia para restringir o fluxo de ar para fora.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria!A dor de lado é comum durante uma corrida! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • como evitar ter dores de viado
  • dor no estômago no treino de calidtenia
  • por durante um treino a pessoa sente dor de desvio ou de veado?

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.