Esporte

Dor Lateral Durante Treino – Causas e Como Evitar

Dor Lateral Durante Treino quase todo o corredor já ouviu falar ou sentiu esta dor de lado. A dor de lado é aquela pontada que dá na barriga, logo abaixo das costelas e que incomoda muito durante o treino ou corrida. Ela é conhecida por diversos nomes dor nos flancos, dor desviada, dor de veado, dor de burro, Side Stitches e é tecnicamente denominada  como dor abdominal transitória relacionada ao exercício. Sendo que essa dor desaparece quase que prontamente após a parada do exercício.

Dor Lateral Durante Treino – Causas e Como Evitar

Causas da Dor Lateral Durante Treino

Ela é uma dor aguda localizada na parte inferior da caixa torácica e tem como causa um espasmo muscular do diafragma. O diafragma é um músculo que desempenha um papel importante na respiração. Ele se estende através da parte inferior da caixa torácica e durante a inspiração, a entrada do ar para os pulmões pressiona o diafragma para baixo e na expiração, o diafragma se move para cima. A dor de lado pode ser causada pelo rápido aumento do ritmo respiratório devido ao aumento da intensidade da corrida, que acaba causando uma pressão muito forte no diafragma.

Dor Lateral Durante Treino – Causas e Como Evitar

Outra explicação é que essas dores acontecem devido à ação do fluxo sanguíneo das pernas colocando pressão sobre o diafragma na parte inferior, enquanto a respiração expande os pulmões e coloca pressão sobre o diafragma na parte superior, diminuindo o fluxo de sangue e oxigênio ao diafragma. E existe a possibilidade desta dor acontecer devido ao estômago estar muito cheio o que faz com que ele encoste-se ao diafragma e essa pressão no mesmo pode ocasionar a dor. Alimentos gordurosos tem uma lenta digestão deixando o estômago cheio por maior tempo. O estomago cheio diminui o fluxo sanguíneo para o diafragma.

Como Evitar a Dor Lateral Durante Treino

 As mulheres são mais afetadas pela dor de lado durante o treino do que os homens; os jovens são mais do que os mais velhos; e sujeitos menos condicionados do que os mais condicionados. Há muitas sugestões para evitar essas dores, mas o que funciona para um  pode ou não funcionar para o outro.

Dor Lateral Durante Treino – Causas e Como Evitar

Compartilhamos abaixo algumas dicas de como evitar a dor lateral durante o treino:

É necessário que o se tenha um melhor condicionamento físico através de um treinamento adequado. Se sua condição física está ruim, qualquer intensidade acima do seu nível poderá causar essas dores. Realizar o fortalecimento dos músculos do diafragma através de exercícios tornando-os mais resistentes à fadiga e menos propensos às dores de lado.

Comer moderadamente antes dos exercícios. São recomendadas refeições leves com baixo teor de gordura, cerca de 1 a 2 horas antes do treino ou da competição. Este lanche deve ser composto principalmente de carboidratos e líquidos sem açúcar. Algumas pesquisas descobriram que os sucos de frutas e bebidas ricas em açúcar pode contribuir para essas dores.

Enquanto estiver fazendo exercícios, expire e inspire pela boca para facilitar a maior captação de oxigênio e posterior maior oferta ao diafragma. Mantenha um ritmo respiratório durante o exercício não inspire e expire aleatoriamente.

Cuidado também com o excesso de ingestão de líquidos durante o exercício o ideal é  beber de 150 a 200 ml a cada 10 à 15 minutos para uma melhor absorção de líquidos em comparação com o consumo de grandes quantidades.

Ao se sentir a dor, basta interromper o exercício e passar a caminhar ou diminuir a velocidade da corrida, então se inclinar para frente. Em seguida, após o fim da dor, retomar a atividade. Caso não possa diminuir a velocidade, é tentar alongar o diafragma através da respiração forçada, durante a corrida. Inspire fundo para forçar o diafragma para baixo e  segure a respiração por alguns segundos e depois expire com força com os lábios fazendo força impedindo que o ar saia para restringir o fluxo de ar para fora.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria!A dor de lado é comum durante uma corrida! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.