Saúde

Dor de Crescimento – Sintomas e Tratamento

Dor de Crescimento e chamada de doença de Osgood-Schlatter e acontece normalmente em maior número nas meninas dos 3 aos 13 anos e não são consideradas graves. Essas dores geralmente iniciam nas pernas, especialmente na região anterior da perna e na coxa e costumam passar de um dia para o outro.

Dor de Crescimento – Sintomas e Tratamento

Sintomas da Dor de Crescimento

Esta costuma ser uma das causas mais comuns de consultas em reumatologia pediátrica aproximadamente 25% das crianças que procuram o reumatologista pediátrico referem a dores nas pernas, e as chamadas dores do crescimento são a causa mais comum dessas dores.

Abaixo compartilhamos sintomas das dores do crescimento:

Dor na parte anterior da perna ou da coxa principalmente no final do dia ou à noite;

A criança pode vir a mancar e as crises podem ser diárias ou esporádicas, podendo estar presentes por longos períodos antes de desaparecerem. Normalmente a dor é bilateral e a criança a descreve como profunda, intensa e principalmente no final do dia ou à noite.

É comum a criança dormir bem e acordar chorando com dor pedindo ajuda a mãe que usa analgésicos ou massagens, que dão algum alívio. A criança volta a dormir e acorda bem no dia seguinte, reassumindo suas atividades normalmente.

Dor de Crescimento – Sintomas e Tratamento

Caso a criança refira também um cansaço acentuado, a comece a mancar, dê uma atenção especial e leve-a a um médico ortopedista para despistar outras situações mais graves como um estiramento muscular ou uma tendinite.

Se a dor for tão frequente ao ponto de atrapalhar o sono da criança, esse fator deve ser considerado, principalmente se ela se concentrar num ponto determinado do joelho ou da coxa, pois isso representa o perigo de haver um problema mais grave.

Os especialistas dizem que a dor do crescimento não é contínua e só surge à noite, quando a pressão arterial, a oxigenação dos tecidos humanos e a frequência cardíaca reduzem suas atividades, causando dor, se houver alguma inflamação no local, ou um cansaço muscular, voltando ao normal no dia seguinte.

Ao chegar a fase da adolescência a criança tem o crescimento rápido normal do período, a razão da dor se modifica, pois nessa fase há um alongamento excessivo dos músculos nas pontas dos ossos que estão crescendo, gerando como consequência realmente uma dor na região do crescimento do corpo do jovem.

Nesse caso, há um processo inflamatório chamado de osteocondrite, sendo necessário procurar um profissional especializado que faça o diagnostico certo e oriente de forma correta como as atividades devem ser feitas, diminuindo o esforço físico e alongando a musculatura.

Tratamentos Para Dor De Crescimento

Os pais precisam levar os filhos ao médico para que seja feita a exclusão de outras possibilidades diagnosticas somente durante uma consulta da avaliação laboratorial. Uma medida preventiva é fazer atividades físicas apenas três vezes por semana, e isso vale para crianças e adultos, sendo melhor fazer uma atividade de cada vez, para não sobrecarregar as estruturas ósseas.

Dor de Crescimento – Sintomas e Tratamento

A dor do crescimento costuma aparecer com frequência sendo por isso uma avaliação criteriosa deve ser feita para que o profissional descarte outras doenças como anemia, diabetes, ou deficiências de vitaminas.

Quando a dor noturna aparecer é orientação dos médicos que os pais façam massagens e utilizem compressas de água quente na região, ou se houver prescrição, o uso do analgésico também pode ser usado.

Uma maneira prevenir as dores e as crianças fazerem alongamento antes das atividades físicas e brincadeiras, para tornar mínimo o efeito das dores noturnas e musculares.

As dores de crescimentos são resultadas de situações normais na fase natural de crescimento e sempre que as dores tenham natureza benigna, elas costumam  desaparecer com o passar do tempo e não traz qualquer tipo de sequela futura, não predispondo as crianças a outras doenças reumáticas no futuro.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A dor do crescimento acontece em algumas crianças e realmente traz muito desconforto. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.