Saúde e Beleza

Doenças de Pele Causadas Por Emoção – Causas e Como Tratar

tratar-problemas-peleA pele é considerada o maior órgão do corpo humano, porém também é um dos mais sensíveis. Ela sofre ações do tempo, como frio, excesso de sol, vento, poluição, além de aparentar quando organismo não vai bem, com sinais visíveis. Porém, não só esses fatores que podem prejudicar a saúde e beleza da pele. Problemas emocionais podem causar a doença ou comprometer ainda mais as lesões. Confira quais são as doenças, causas e como a emoção pode afetar.

Causas e Como Tratar Doenças de Pele Causadas Por Emoção

Dermatite Seborreica – É uma inflamação na pele que produz coceira, descamação, vermelhidão. Isso acontece onde há maior concentração de glândulas sebáceas no corpo, em torno do nariz, atrás das orelhas, no peito, face e sobrancelhas. Também pode aparecer na cabeça e causar caspas. O stress elevado ajuda a piorar os casos de dermatite.
Causas: Não há causa esclarecida, mas além da produção de óleo, também se suspeita do fungo Pityrosporum ovale como provável causador. O clima seco e as alterações hormonais podem piorar os surtos.
Tratamento: Shampoo à base se enxofre, piritionato de zinco e cetocanazol. Loções capilares com ácido salicílico, resorcina, ureia e cetoconazol contendo ou não hidrocortisona. Além desses produtos, o médico pode prescrever anti inflamatórios e antifúngicos via oral.

Dermatite Atópica – São erupções e crostas que aparecem no couro cabeludo, mas mãos, pés, braços, pernas ou face, causadas por uma inflamação crônica. É mais comum em pacientes com asma ou rinite alérgica. As coceiras são intensas. O stress agrava o problema, fazendo surgir mais feridas e coceiras.
Causas: Estudos comprovam que a doença é genética, banho quente e atrito de toalha podem ressecar a pele, além de provocar mais lesões.
Tratamento: Cremes ou pomadas à base de corticoides, além de antibióticos orais ou remédio anti-histamínico oral contra coceira.

Psoríase – É um tipo de inflamação crônica que causa lesões avermelhadas e cobertas com escamas esbranquiçadas. Costumam aparecer nos cotovelos, couro cabeludo, unhas ou joelhos. Muitas vezes o problema pode atacar as articulações. Pessoas que são tensas ou perfeccionistas tem maior propensão a desenvolver a doença.
Causas: Genética, irritações na pele, índice de umidade do ar baixo.
Tratamento: Agentes biológicos que controlam a resposta imunológica, indicados em casos graves ou quando remédios convencionais não fazem efeito.
problemas-pele-emocional

Acnes – Doença inflamatória que aparece porque as glândulas sebáceas produzem muito óleo, fechando os poros e facilitando a entrada de bactérias. Quando aparece na mulher adulta, as espinhas são mais inflamadas, profundas e doloridas. Aparece mais na região do pescoço e mandíbula. O stess pode promover uma descarga de cortisol, estimulando a síntese do hormônio masculino e faz a glândula sebácea trabalhar mais.
Causas: É causado por genética, mudança hormonal, calor, cosméticos oleosos.
Tratamento: Esfoliantes, antibióticos, anticoncepcional, luz pulsada, luz azul, e laser fracionado.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.