Saúde

Doença Mão, Pé e Boca em Crianças – Sintomas e Tratamento

Mão pé boca uma doença em crianças e que tem um nome estranho por causa das bolhas pequeninas e manchas avermelhadas que surgem nestas regiões. Crianças abaixo de cinco anos são as mais afetadas e é uma doença contagiosa. O vírus causador desta doença é o Coxsackie e algumas vezes pelos enterovírus (virus responsáveis por causar diarreias). Os surtos acontecem mais frequentemente na primavera e no outono.

Mão-Pé-Boca

Sintomas da Doença Mão Pé e Boca Em Crianças

O período de incubação da doença é de aproximadamente quatro a seis dias. Doença-Mão-Pé-Boca-BocaA febre tem frequência variável, mas em alguns casos pode acontecer sem febre. A criança apresenta garganta inflamada, ulcera na boca, garganta, amígdalas e língua. Em seguida nos pés e nas mãos aparecem lesões vesiculosas, ou seja, pequenas bolhas brancas acinzentadas com pontos vermelhos que não causam coceiras nem dor. É possível que as lesões surjam na região da fralda, mas é de intensidade moderada e deve sumir entre cinco e sete dias. A transmissão ocorre por meio de via fecal para oral isto acontece por causa de mãos sujas, alimentos mal lavados e mal cozidos e que estiveram sobre ação de fezes contaminadas. Não exige o isolamento da criança, mas as condições de higiene tem de ser cuidadosa para que não aconteçam mais transmissões da doença. O diagnostico é clinico, mas geralmente os exames complementares podem ser feitos.

Tratamento da Doença Mão Pé e Boca em crianças.

A Doença é sintomática e o tratamento é igual ao adotado para viroses de uma forma geral, repouso, alimentação leve e a ingestão de muito liquido. A febre se acontecer deve ser controlada com antitérmicos que devem ser indicados por um pediatra. Somente em alguns casos se as lesões da boca não permitir que a criança tome líquidos é necessário leva-la a um hospital para hidratação endovenosa. Para amenizar os sintomas pode dar para criança água salgada para gargarejo. Prepare a água com meia colher de chá de sal e um litro de água morna. O liquido mais recomendado é o leite e os alimentos devem ser macios. Sucos cítricos favorecem muito o ardor das ulceras e as crianças repudiam.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Ofereça muita agua para seu filho e procure ficar atenta ao tratamento, qualquer dúvida consulte seu médico!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.