Diversos

Documentos Necessários Para Tirar Passaporte – Saiba Mais

passaporte-emitirPara viajar para o exterior é necessário ter em mãos o passaporte. Ele identifica o cidadão e sua nacionalidade, além de permitir a entrada e saída dos visitantes nos aeroportos e até vias de acesso. O passaporte é um documento válido no mundo todo e é obrigatório portar este documento em caso de viagem internacional.
No Brasil, o número de passaportes emitidos cresce cada vez mais. Isso ocorre devido à nossa economia emergente e ao fato de os cidadãos de classes mais baixas, conseguirem passagens mais acessíveis para viajar.

Saiba Mais

A emissão do passaporte é um pouco complexa e muita gente tem dúvida para conseguir realizar essa emissão. O primeiro passo é o preenchimento de um formulário que fica disponível no site da Polícia Federal. Após o preenchimento, que consiste nos dados pessoais do indivíduo, é necessário imprimir um boleto de pagamento da taxa. O valor da taxa cobrada pelo passaporte comum é de R$ 156,07.
Após o pagamento será realizado um agendamento de uma data para que a pessoa se dirija até documentos-passaporteum posto da Polícia Federal. O agendamento é feito através da internet ou pessoalmente, pois alguns postos não aceitam agendamento online.
Na data agendada, o cidadão deverá se encaminhar até o posto da Polícia Federal com os seguintes documentos em mãos:

  • Documento de Identidade (RG). Em caso de menores de 12 anos, poderá ser levada a Certidão de Nascimento.
  • CPF no caso do número não estar impresso na identidade. Para menores de 18 anos, deverá levar junto o CPF do responsável legal.
  • Título de Eleitor e comprovantes de voto da última eleição. Em caso de voto justificado, deverá ser levado a justificativa junto.
  • Para homens de 19 até 45 anos, deverá levar o documento de quitação do Serviço Militar.
  • Para cidadãos naturalizados brasileiros, é preciso levar a certidão de naturalização.
  • E em caso da pessoa já possuir um passaporte anterior, também deverá levar.

Feito a entrega dos documentos, a pessoa tem as digitais colhidas pelos agentes federais e também uma fotografia tirada na hora. Depois de feito todo o procedimento, a pessoa recebe um protocolo para entrega do passaporte. O prazo é de 6 dias úteis e é necessário retirar no local portando a identidade. Caso o cidadão não busque no período de 90 dias, o passaporte é cancelado.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.