Saúde

Dieta Vegetariana na Gravidez – Dicas

Dieta Vegetariana na Gravidez pode ser muito saudável basta apenas que a mulher tenha os cuidados necessários se alimentando de forma a nutrir o bebê. O mais importante é que o bebê possa ter as condições necessárias para se desenvolver e nasça saudável. Na dieta vegetariana alimentos como a carne animal e os produtos que são derivados de animais não são permitidos. Mas seguindo uma dieta bem planejada a mulher grávida consegue suprir todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável do seu bebê.

Dieta Vegetariana na Gravidez – Dicas

Dicas de Dieta Vegetariana na Gravidez

Normalmente quando a mulher esta gravida suas necessidades de alimentação mudam, por exemplo, necessita de mais cálcio e ferro, entre outros nutrientes. Todas as grávidas necessitam de mais atenção em sua alimentação não apenas as vegetarianas. A diferença é que neste tipo de alimentação é necessário incluir os nutrientes habitualmente presentes em alimentos de origem animal a outros.

Dieta Vegetariana na Gravidez – Dicas

Abaixo compartilhamos algumas dicas de Dieta Vegetariana na Gravidez:

Alimentos que contém vitamina C são fundamentais para tornarem o ferro mais solúvel, facilitando a sua absorção. O ferro é um elemento muito importante e deve ser tratado com atenção porque nas dietas vegetarianas não ingere carnes vermelhas. A deficiência de ferro no sangue pode causar anemias aumentando assim o risco de parto prematuro e diminuem a oxigenação e nutrição do feto. Ingira em sua alimentação, por exemplo, feijão, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico e vegetais. Salada de rúcula acompanhada por um caldo de frutas é uma combinação perfeita.

Dieta Vegetariana na Gravidez – Dicas

O cálcio é também um nutriente essencial no período de desenvolvimento e crescimento do bebê e após a fase da amamentação. Numa dieta vegetariana pode-se conseguir o cálcio a partir de comidas como tofu, sardinhas, couves, repolhos, sementes de girassol e figos secos. Cálcio, ferro, zinco, vitamina D, ácido fólico, são essenciais em qualquer gestação, seja ela vegetariana ou não. Para consumir alimentos com estes compostos é muito fácil o único nutriente que não consegue encontrar na dieta vegetariana é a vitamina B12, que é encontrada somente em alimentos de origem animal, como carnes, leites e ovos. Para isso consulte uma nutricionista e verifique a necessidade de suplementação para não colocar em risco o desenvolvimento do sistema neurológico do bebê.

Dieta Vegetariana na Gravidez – Dicas

A dieta vegetariana ainda ajuda a ganhar menos peso do que uma grávida com alimentação variada, mas é necessário ter cuidado se quer ter um peso gestacional ideal evitando doces e carboidratos. Mães que nunca foram vegetarianas não devem começar esse tipo de alimentação justamente na gravidez e deve sempre buscar orientação de um médico, endocrinologista ou nutricionista.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria!Dieta vegetariana na gravidez é possível e saudável! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.