Dieta

Dieta Plant-Based – Como Fazer

Dieta Plant-Based  ela não é nem vegetariana nem vegana. A dieta é feita com base em plantas. Ela tem como prioridade o consumo de alimentos que vêm da terra. A plant-based que em tradução livre significa baseada em plantas e tem por característica reduzir ou eliminar o consumo de produtos animais. Ela também tem por finalidade excluir os produtos ultraprocessados que normalmente são feitos com farinhas refinadas e carregados de corantes, conservantes e outras substâncias difíceis de serem reconhecidas.

Como Fazer a Dieta Plant-Based

Que segue o Regina plant-based não consomem nenhum tipo de carne, ovo, mel, leite e derivados, assim como itens ultra processados e ricos em aditivos químicos. Este tipo de dieta é muito mais que atitude em relação a base da  alimentação ela esta relacionada com saúde, nutrição e criatividade. Todos os alimentos, em conjunto, fornecem uma alimentação equilibrada garantindo os nutrientes necessários.

Compartilhamos abaixo alimentos que fazem parte do Plant-Based:

-Frutas;

-Vegetais

-Tubérculos (batata, mandioca, inhame, batata-doce, cará);

-Leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha);

-Cereais integrais (arroz, trigo, quinoa);

-Oleaginosas (castanhas, amendoim, macadâmia, pistache, nozes);

-Sementes;

-Cogumelos.

Sempre que possível, dê preferência aos alimentos orgânicos.

Segundo especialistas em nutrição antes de iniciar a dieta plant-based é importante fazer um bom check-up. Consulte um especialista e procure fazer um hemograma completo para verificar existe alguma deficiência de vitamina B12, ferro e ácido fólico. Se for constatado algum tipo de deficiência pode ser necessário fazer uma complementação com suprimentos.

Outra dica é iniciar a dieta pouco a pouco, retirando carnes vermelhas, depois brancas, seguidas de ovos e laticínios. Realizar exames de sangue anualmente é indicado. é necessário ter no cardápio da dieta diariamente verduras de coloração verde intensa, a exemplo de espinafre, escarola, almeirão, mostarda. E também, a folha de beterraba, que são ricas em ferro, e frutas, como laranja, mexerica, abacaxi, morango e kiwi, que têm bastante vitamina C que, por sua vez, aumenta a absorção do ferro no organismo.

Compartilhamos abaixo dicas de cardápio:

Cardápio 1:

Café da manhã:
Tapioca com pasta de tofu + salada de frutas com mix de chia, linhaça e canela.

Lanche intermediário:
Mix de sementes (pode ser de abóbora e de girassol), castanhas e frutas secas.

Almoço:
Arroz integral, feijão, couve refogada, abobrinha grelhada + salada crua de rúcula e cenoura com gergelim e semente de girassol + suco de maracujá com hortelã.

Jantar:
Salada de grãos (quinoa, lentilha e ervilha cozidas) + pimentão amarelo assado, tomate assado, pepino, salsinha e nozes. Tudo misturado e temperado com limão, azeite, ervas secas e frescas + salada de folhas verdes.

Cardápio 2:

Café da manhã:
Vitamina de bebida de castanhas (leite de amêndoa, por exemplo) com qualquer fruta + aveia, gergelim e cacau.

Lanche intermediário:
Homus com bolacha de arroz.

Almoço:
Massa de grano duro com molho caseiro de tomate, berinjela, cubos de tofu, espinafre e semente de abóbora assada por cima + água com limão e gengibre.

Jantar:
Mix de vegetais assados (pode ser cenoura, beterraba, abóbora e vagem) com ervas e azeite + edamame no vapor + cogumelos salteados com shoyu e gergelim + qualquer verdura refogada.

Cardápio 3:

Café da manhã:
Abacate amassado com limão e sal + pão de trigo integral ou de mandioquinha + café com bebida vegetal de castanhas.

Lanche intermediário:
Tofu mexido com cebola e cúrcuma + torradinhas de arroz.

Almoço:
Salada de grãos (quinoa, grão-de-bico e lentilha cozidos) + abóbora, alho-poró e couve refogados ou assados.

Jantar:
Macarrão de pupunha com legumes assados.

Cardápio 4:

Café da manhã:
Proteína de arroz, leite vegetal de castanha-de-caju batido com frutas e açaí em pó, linhaça e chia + café com qualquer bebida vegetal.

Lanche intermediário:
Banana com pasta de amendoim.

Almoço:
Lasanha de berinjela ou de abobrinha com molho de tomate e molho branco feito à base de castanhas ou à base de tofu.

Jantar:
Sopa de lentilha.

Fonte: UOL

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A mais nova dieta que esta se tornando bem famosa nas redes sociais! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.