Saúde

Dieta Para Hipertensos – Dicas

Dieta Para Hipertensos ter uma alimentação balanceada é indispensável para manter a pressão arterial sob controle e evitar complicações cardíacas. Ela é conhecida popularmente como pressão alta. Atinge grande parte da população aproximadamente 30%, incluindo adultos e crianças. Ela é sem duvida a principal causa das mortes no Brasil por favorecer outras doenças. Isso de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A pressão alta acontece quando as artérias ficam impossibilitadas de contrair e dilatar, dificultado o fluxo normal sanguíneo. Desta maneira o sangue, acaba fazendo força contra as paredes da artéria para continuar circulando. Seus sintomas muitas vezes são silenciosos e acabam se confundidos com outras doenças. Dor de cabeça, tonturas, enjoos, falta de ar, cansaço e sangramentos nasais.

Dieta Para Hipertensos - Dicas

Dicas de Dieta Para Hipertensos

O excesso de peso é um dos principais fatores causadores de pressão alta, elevando em até seis vezes o risco de manifestar a doença. Quem é hipertenso precisa controlar a dieta, principalmente em relação a o sal, gorduras, potássio e álcool. E também é necessário manter um estilo de vida saudável, evitando o tabagismo e praticando exercícios físicos regularmente.

Dieta Para Hipertensos - Dicas

O sal age como uma esponja, retendo líquidos nos tecidos e aumentando a pressão arterial.  Para evitar o excesso de sal na alimentação pode substitui-lo por: temperos naturais como ervas, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, alho, manjericão, coentro e cominho. Nunca deixe o saleiro na mesa. Evite as carnes gordurosas, principalmente embutidos como a linguiça, paio, salsicha, toicinho defumado, pois elas contem sal. As conservas como picles, azeitona, patês e palmito e enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha também deve ser evitada. Evite o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e em muitos produtos industrializados. Escolha consumir os queijos brancos.

Dieta Para Hipertensos - Dicas

Compartilhamos abaixo dica de dieta balanceada:

-Prefira peixes, frango sem pele ou carnes magras. Prepare-os grelhados ou assados.

-Evite carnes gordurosas, vísceras (fígado, coração, rins) e embutidos (linguiça, paio, salsicha, toucinho defumado).

-Escolha o leite desnatado, iogurte desnatado e queijos com pouca gordura, como os branco.

-Evite leite integral, creme de leite, manteiga, margarina, iogurte integral, queijos cremosos e maioneses.

-Diminua o consumo de ovos.

-Evite frituras.

-Prefira pães com pouca gordura, como a maioria dos pães e cereais integrais (aveia, trigo, farelo), massas sem gema de ovo, ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha, batata cozida ou assada simples, arroz e mandioca.

-Evite açúcar e doces.

-Use óleos vegetais (girassol, milho, soja, canola, azeite de oliva

Potássio: É uma fonte mineral cujas propriedades têm efeitos favoráveis em relação à redução da pressão e na prevenção da hipertensão arterial. Ele é encontrado principalmente em frutas, legumes e vegetais de cor verde-escura.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Para quem é hipertenso é fundamental ter muita atenção com a alimentação! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.