Meio Ambiente

Dicas Para Cultivar Abacaxi em Vasos – Como Fazer

plantar-abacaxiO abacaxi é uma das frutas mais populares do país, sendo consumida em sua forma mais pura, ou de outras maneiras, como doce, bolo, saladas, sucos e etc. Além disso, a fruta ainda possui diversos nutrientes que beneficiam o organismo. O que muitos não sabem, é que é possível cultivar o abacaxi em vasos e dentro de casa de forma simples e com algumas dicas práticas que selecionamos. Confira passo a passo de como fazer para plantar e conservar a fruta.

Como Fazer Para Cultivar Abacaxi em Vasos

Geralmente as pessoas retiram a parte de cima da fruta e depois descascam para consumir. É exatamente esse tampo do fruto, chamado popularmente de “coroa”, utilizado para plantio e cultivo. A forma correta de cortar é 2,5 centímetros de superfície, assim como mostrado nas imagens abaixo:

cultivar-abacaxi-vaso
Após o corte, toda a polpa deverá ser retirada da casca. Remova também a parte dura ao redor, todas as “escamas” do abacaxi. Depois desses procedimentos feitos, você perceberá que ficará visível o interior dos ramos de folhas. Essa parte amarelada e firme que será responsável para que novas raízes sejam criadas.
Antes de plantá-lo, é preciso esperar que essas novas raízes apareçam. Dessa forma, é necessário colocar essa parte do abacaxi em um recipiente com água e deixar de molho por aproximadamente quatro dias.
Deixe os talos de abacaxi que servirão para plantio e o recipiente com água em um lugar da casa que seja bem iluminado. É importante também sempre trocar a água do recipiente quando estiver suja. Assim que as raízes começarem a aparecer, será a hora de transferir para um vaso.
O vaso deve ser de tamanho médio ou grande e deve conter: 2 partes de terra fibrosa, 1 parte de turfa e 1 parte de areia, misturadas. Delicadamente, enterre as raízes do abacaxi e cubra com terra, cerca de 3 centímetros em média.
O abacaxi deve ser mantido em um local arejado, com temperatura de aproximadamente 28°C, devendo ser regado duas vezes na semana e sem exageros. Adube a terra com frequência. Porém, é importante saber que a produção caseira não é rápida, podendo demorar até um ano, e a fruta será de tamanho pequeno.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.