Saúde

Diagnóstico da Icterícia do Recém-Nascido – Como Se Manifesta

recem-nascidoÉ muito comum que alguns recém-nascidos apresentem nos primeiros dias de vida, uma pele com aspecto amarelado. Essa condição é chamada de icterícia, e é causada pelo excesso de uma substância chamada bilirrubina no sangue. Saiba maiores informações e como proceder em casos de aparecimento da icterícia.

Como Se Manifesta – Diagnóstico da Icterícia do Recém-Nascido

Normalmente, a icterícia aparece por volta do segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Esse problema deixa a pele com tom amarelado, começando pela cabeça e progredindo para a parte inferior do corpo, passando para o tórax, depois abdômen e por último nas pernas. Em alguns casos, a criança pode apresentar o branco dos olhos de cor amarelada também.
Como dito anteriormente, a causa da icterícia é o excesso de bilirrubina no sangue. Nesse caso, a formação dessa substância é maior que a capacidade do fígado do recém nascido de metabolizá-la.
Para reconhecer esse problema nas crianças, basta fazer um teste que funciona em todos os casos, independente da cor. O teste é simples, você aperta suavemente a ponta do nariz do bebê com a ponta do dedo. Caso a região fique branca, não há icterícia. Já em casos em que a região apertada continue apresentando aspecto amarelado, é necessário levar a criança para um pediatra e saber qual o nível de icterícia, se ela é significativa e se requer algum tratamento.
Em casos mais graves, é necessário que seja feito exames de sangue para detectar a intensidade do nível de bilirrubina no sangue. Os casos mais comuns são:

  • Icterícia normal ou fisiológica: Esse tipo ocorre em mais de 50% dos recém-nascidos, devido ao metabolismo lento da bilirrubina pelo fígado do bebê. Aparece entre o segundo e terceiro dia de vida, desaparecendo naturalmente entre a primeira e segunda semana de idade.
  • Icterícia da prematuridade: Ocorre em bebês que nascem de forma prematura, pois eles levam muito mais tempo para excretar a substância de forma eficaz.
  • Icterícia do leite materno: Em 1% a 2% dos bebês alimentados pelo leite materno, podem ser atingidos por substâncias que reduzem a excreção intestinal da bilirrubina. Geralmente isso ocorre entre o quarto e o sétimo dia de vida da criança e pode durar de três a dez semanas.ictericia

Em casos normais, a icterícia desaparece naturalmente, depois de algumas semanas de vida. Quando ocorrem níveis mais altos, são recomendados banhos de luz (fototerapia) ao bebê, alimentações mais frequentes, ou até interromper a amamentação no seio temporariamente. Raros são os casos que são necessários uma intervenção cirúrgica ou troca total de sangue para eliminar a substância.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.