Educação

Dia do Professor, Comemoração em 15 de outubro

 

 

Dia do Professor, 15 de outubro

 

Dia do Professor, Comemoração em 15 de outubro

 

Na minha infância, tínhamos três tipos de autoridades: O Delegado, O Padre, e O Professor. Este último era considerado de fato “O Professor”, suas palavras eram incontestáveis, seus ensinamentos eram levados com muita seriedade e respeito, os alunos tinham ciência da responsabilidade apesar de serem crianças. A educação era de berço, ou seja, nossos pais nos educavam em casa. O Professor tinha como função, orientar e proporcionar a circulação do conhecimento, fazer dos seus pupilos sabedores dos assuntos científicos dentro da sala de aula. Aos 14 anos de idade, muitos já trabalhavam de carteira assinada. Hoje nos entristece ao saber de desavenças e ameaças dentro e fora das salas de aulas, onde o respeito pouco importa para a maioria. Outros não fazem nenhuma idéia do porque esta ocupando uma cadeira na sala de aula. Acrescenta-se a esses, aqueles que terminam o ensino fundamental, e com muita dificuldade desenham as letras do seu próprio nome. Parece brincadeira, mas não é.

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No entanto, são poucos os que sabem como surgiu esta comemoração no Brasil.

Sabe-se que no dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I – fez baixar o Decreto Imperial que veio a criar o Ensino Elementar no Brasil. Por esse decreto, as cidades, vilas e logradouros, criaram as primeiras escolas primárias do país, que foram denominadas “Escolas de Primeiras Letras”. Os conceitos educacionais tinham diferença de acordo com o sexo, para os meninos aprendizagem de ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. No caso de meninas, a grade escolar permanecia a mesma, no entanto, substituía-se a geometria, por conhecimentos domésticos: lavar, passar, cozinhar, bordar, costurar e etc…

No tocante a data comemorativa, só teve sua concretização, 120 anos após o mencionado decreto, começando em São Paulo na Rua Augusta, onde existiu o Ginásio Caetano de Campos. O período letivo do segundo semestre iria de 01 de junho a 15 de dezembro, com 10 dias de descanso em todo o período. Alguns professores tiveram a iniciativa de organizar uma manifestação que deveria ter um dia para pausa a fim de se evitar a fadiga e, objetivar inovações para os demais dias do ano. Desses, destaca-se o professor Salomão Becker, sugestor do dia 15 de outubro, por lembrar de acontecimentos em sua cidade natal, onde professores e alunos confraternizavam com merendas domésticas. Então, estava lançado em todo o Brasil, o dia do Professor.

 

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.