Diversos

Dia do Halloween – Origem e Curiosidades

Dia do Halloween ou como conhecido no Brasil dia das bruxas é uma festa tradicional em países anglo-saxônico, entretanto ele é muito importante nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido não se sabe ao certo com precisão onde surgiram as primeiras celebrações.

Dia do Halloween - Origem e Curiosidades

Origem do Dia do Halloween

A palavra Halloween tem sua origem na Igreja católica de uma comemoração que acontece todo dia 1 de novembro em honra aos santos e que recebeu o nome de Dia de todos os santos. No século V DC na antiga Irlanda Cética o seu verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro e recebia o nome de Samhain ano novo céltico. Os bruxos acreditam que halloween originou da palavra "Hallowinas"  que era o nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte  a scandinávia, entretanto os estudiosos dizem que a halloween é uma forma encurtada de All Hallows' Even em português Noite de Todos os Santos, a véspera do Dia de Todos os Santos All Hallows Day. Com o passar do tempo a Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", começou a ser chamada de "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".

Dia do Halloween -

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. O dia ainda é uma celebração referente ao final da terceira e última colheita do ano, começo da armazenagem das provisões para o inverno, o retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.
Existiam muitas lendas e entre elas uma em que os espíritos dos mortos ao longo do ano retornariam em busca dos corpos dos vivos para possuí-los e ficar ao longo do próximo ano. Eles acreditavam que esta era a única maneira de vida após a morte e nas leis de tempo espaço que permitia aos espíritos se misturarem ao mundo dos vivos. Desta maneira era costume na noite de 31 de outubro que todas as tochas e fogueiras nas casas fossem apagadas para que ficassem frias e desaconchegante afastando assim os espíritos e colocavam fantasias fazendo muito barulho desfilando em volta das casas para assustar os fantasmas.

Curiosidades do Dia do Halloween

O Halloween chegou aos Estados Unidos em 1840 trazidos por imigrantes irlandeses que fugiam da fome em seu país e passou ser chamada de Dia das Bruxas.

Abaixo compartilhamos algumas curiosidades do dia do Halloween:

Travessuras ou Gostosuras: o Trick-or-treat originou de um costume europeu do século IX, chamado de "souling"  e acontecia no dia 2 de novembro dia de todas as almas ou finados como é conhecido no Brasil onde os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes"  ou bolos de alma, que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. A cada bolo ganho deveria se fazer uma oração a um parente morto. Dessa maneira as orações os ajudavam a sair do limbo e fossem para o céu.

Dia do Halloween -deoces

Abóboras e velas, o Jack O'Lantern  a sua origem pode ter acontecido do folclore irlandês onde um homem de nome que era alcoólatra e grosseiro, em um dia 31 de Outubro bebeu demais  e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo atende seu pedido. Jack estava sem dinheiro para o último trago e solicita ao Diabo que se transformasse em uma moeda. O Diabo concede mais um pedido e neste instante ao ver a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. O diabo encurralado pede para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro.

Dia do Halloween - jack

Desta maneira o Diabo concorda e  Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Um ano depois na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, muito esperto, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe logo no primeiro galho, Jack usando um canivete desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos, mas Jack exige que o diabo se vá e deixe-o em paz. Mas Jack morre após um ano e não consegue ir para o céu indo para o inferno onde é condenado a vagar e para que possa iluminar o limbo o diabo joga sobre Jack uma brasa que ele guarda dentro de um nabo para que dure mais. Na Irlanda as lanternas eram feitas com nabo mas quando migraram para a América passaram a utilizar as abóboras com seus olhos iluminados.

Dia do Halloween - jack lantern

As bruxas são importantes para o Halloween porque de acordo com várias lendas elas costumavam se reunir em duas ocasiões no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Sempre com suas vassouras voadoras participando da festa que era comanda pelo Diabo. Jogando maldições e feitiços em todos causando transtornos e muita confusão. Dizem que se colocar a roupas do avesso e caminha de costas no dia de Halloween poderá ver uma bruxa. A crença chegou aos Estados Unidos com os colonizadores e ao se espalhar se misturaram com as lendas de índios norte-americanos e mais tarde com a magia negra dos escravos africanos.

Dia do Halloween - bruxas

O gato preto esta diretamente associado às bruxas por causa das lendas que costuma dizer que elas transformam-se em gatos e por acreditarem que os gatos são espíritos de pessoas mortas. As superstições sempre se relacionam a gatos pretos uma delas é que ao cruzar com um gato preto deve voltar pelo caminho de onde veio para evitar azar.

Dia do Halloween gato

No Brasil o Halloween é chamado de Dia das Bruxas e a festa acontece no dia 31 de outubro e ainda é uma comemoração muito pequena aqui no país. Ela é vista por aqui em algumas escolas, clubes, casas noturnas e shoppings, mas sem força expressiva.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Dia do Halloween suas curiosidades e lendas e também um motivo para reunir a familia no dias das bruxas! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.