Meio Ambiente

Descarte De Pilhas E Baterias – Informações, Onde E Como Fazer

Descarte de pilhas e baterias.Tomar medidas para algumas mudanças no estilos de vida, em condições mais equilibradas e amigáveis com o meio ambiente é essencial para o planeta. Existem muitas formas para que as pessoas possam fazer no seu dia-a-dia, para ter algumas mudanças, como é o caso de ter disposição de atentar-se para as coisas que acontecem no seu trajeto.

Com o alto consumo, muitos produtos quando de sua vigência, nada de risco oferece pois está no seu pleno funcionamento. O perigo só está prestes a ocorrer quando o produto perde o seu efeito e assim ao ser descartado irregularmente pode oferecer riscos a vida. Como é o caso de pilhas e baterias que na sua composição possuem substâncias tóxicas: mercúrio, cádmo, chumbo, zinco-manganês e alcalino-manganês, que prejudicam à saúde e meio ambiente.

Estudos revelaram que determinadas químicas que compõem as pilhas e baterias, podem apresentar à anemia, problemas neurológicos e o surgimento de cânceres. Descartado no meio ambiente, os conteúdos químicos das pilhas e baterias irão contaminar o solo, vegetação e chegar-se-á nos lençóis freáticos que então poderá ser consumido por alguém e ter um fim trágico.

Normas do Ibama

O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, instituiu novos princípios sobre pilhas e baterias no país, que valerá para a fabricação, acondicionar, transportar, usar, descartar e reciclagem desses produtos.

No regulamento inclui fabricantes nacionais, importadores e recicladores. Nas três modalidades, os responsáveis tem a obrigação de fazer relatório anual para expor quais foram as medidas tomadas no caso em questão.

Assim sendo, as empresas deverão minutar a nova metodologia nos rótulos, nas embalagens e nos manuais de pilhas e baterias, objetivando informar os consumidores com referência aos descartes e reciclagem dos produtos.

Ainda conforme o IBAMA, a recomendação é que as lixeiras possuem um "X" sobre elas, juntamente com o texto: "Após o uso, as pilhas e/ou baterias deverão ser entregues ao estabelecimento comercial ou rede de assistência técnica autorizada".

Onde e como fazer o descarte

Descarte de pilhas e baterias. ColetaDesta forma, é conveniente que as pilhas e baterias sejam recolhidas e encaminhadas adequadamente sob a responsabilidade dos fabricantes ou das empresas distribuidoras. Entendendo que os produtos usados carecem ser entregues ao estabelecimento que comercializa ou às prestadoras de serviços como assistência técnicas autorizadas, objetivando que repassem os impróprios aos fabricantes ou similares. Lembrando que pilhas e baterias podem passar por reciclagem, por reuso, ou haver algum tipo de tratamento que neutralize os componentes químicos possa ser descartado ambientalmente correto.

Postos de coletas:

Pilhas e Baterias: Drogaria São Paulo

Baterias de celulares: Lojas Vivo, Claro, Tim e Oi; Rede de assistência técnica autorizada; Revendedores.

Baterias industriais e automotivas: Rede de assistência técnica autorizada; Revendedores.

http://youtu.be/5UrAwOzTbuM

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.