Diversos

Descarte de Pneus – Maneira Correta

Descarte de Pneus é muito comum ter de se desfazer de pneus velho. Acontece toda vez que se faz a troca de acordo com a necessidade de cada automóvel. Estes pneus velhos se tornam um grande problema para a natureza. Tão importante quanto manter o carro seguro a maneira de dispensar o pneu rejeitado também é fundamental.

Descarte de Pneus – Maneira Correta

Maneira Correta de Descarte de Pneus

O Brasil possui aproximadamente 20 fábricas de pneus. Elas produzem por ano mais de 70 milhões de unidades de pneus. Após seu uso se forem  descartados de forma errada por exemplo,, em lixões e terrenos baldios, os pneus podem se tornar vetores de mosquitos transmissores de doenças, como o aedes aegypt. Se forem  queimados, produzem uma fumaça ácida e deixam um resíduo de óleo contaminante.  Poucos sabem que solução é muito simples, e que os pneus são 100% recicláveis. A alta qualidade do aço e de outras matérias primas usadas em sua construção fazem com que, quando descartado corretamente, possa ser reutilizado em diversos outros processos produtivos. Por exemplo, a produção de asfalto com pneus triturados, que chega a ser 40% mais durável que um asfalto sem pneus em sua mistura. O reuso de um pneu pode ser feito por meio de perfurações, fatiamento, trituração total e até mesmo o pneu todo pode ser empregado em alguns processos.

Descarte de Pneus – Maneira Correta

Compartilhamos abaixo algumas maneiras de reuso dos pneus:

Pneu inteiro:

-Arrecifes artificiais e quebra-mares;

-Equipamentos de playgrounds;

-Controle de erosão;

-Barreiras e proteção em estradas;

-Combustível para alto forno;

Pneu perfurado:

-Juntas, vedações, arruelas, calços e isoladores;

-Tapetes, cintos e solas de sapato;

-Protetores para docas e estacionamentos;

-Suportes de silencioso (escapamento);

Pneu em tiras:

-Material de construção de estradas leve;

-Substitutos de cascalho de playgrounds;

-Compostagem de lodo;

Pneu triturado (em pó):

-Produtos de borracha e plástico, como tapetes moldados, paralamas, base para -estofamentos e adesivos plásticos;

-Base para cruzamentos de nível de ferrovias;

-Asfalto ecológicos;

É importante exigir dos estabelecimentos que comercializam pneus que eles mesmos façam a destinação correta e adequada dos itens usados. Esse processo deve ser feito desde a estocagem correta do pneu usado na loja até o ato de reciclagem em si, passando por um transporte seguro e legalmente constituído para este fim. Uma varejista que disponibiliza este tipo descarte é a Dpaschoal. Esta empresa destina à reciclagem milhares de pneus por mês, já há 25 anos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Como consumidores podemos exigir que  quem vende faça a reciclagem correta do produto! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.