Saúde

Dengue – Restrição Alimentar

Dengue este ano tem sido uma das maiores batalhas de todos os tempos com a doença que se alastra em vários municípios e estados.  A ASBRAN, participando ativamente nas campanhas de orientação ao cidadão, traz algumas informações importantes para o doente com suspeita de Dengue quanto ao aspecto nutricional.

Dengue –

Restrição Alimentar na Dengue

Nutricionistas explicam que os derivados salicílicos diminuem a biodisponibilidade da vitamina C, os níveis séricos de folato  ferro e potássio e as proteínas plasmáticas. Eles ainda aumentam a excreção urinária das vitaminas B1, B6 e K podendo provocar alterações gástricas, hipotensão, alergia, distúrbio do equilíbrio ácido básico e fenômenos hemorrágicos que podem gerar anemia. Em caso de suspeita de Dengue alguns alimentos devem ser evitados entre eles o abricó, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva. Os alimentos que têm ação antitrombótica são: alho, cebola, gengibre.

Dengue – Restrição Alimentar
Durante o período da doença o paciente deve se manter hidratado isto é fundamental e para isso deve ingerir em média de 60 a 80 ml de líquido por quilo de peso dia. Desta maneira para uma pessoa de 60kg o volume ingerido deve variar de 3,6 litros a 4,8 litros dia, durante os primeiros cinco dias. Deve ser ingerido em pequenos volumes para evitar náuseas e vômitos. Se quiser podem ser utilizados para a hidratação sucos, água de coco, soluções isotônicas  como o Gatorade, Pedialyte, Sportdrink, Sport Fluide, Sport Ade ou o soro de hidratação oral. Se o doente não conseguir ingerir o volume adequado devido à presença de náuseas e vômitos é necessário buscar ajuda em um Serviço de Emergência para hidratação venosa.

Dengue – Restrição Alimentar idratta

Para quem tem os sintomas de febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal principalmente em crianças é necessário fazer repouso e a ingestão de muito líquido juntamente com os medicamentos anti térmicos.

Dengue – Restrição

As nutricionistas da ASBRAN recomendam que no o período mais crítico tenha-se uma dieta leve e de fácil digestão e absorção. Alimentar-se de hortaliças em geral e alimentos ricos em ferro como a carne vermelha magra, por exemplo, frutas e sucos ricos em vitamina C. O ferro é indispensável para que os doentes com dengue tenham queda substancial no número de plaquetas. Alimentos ricos em proteínas como ovos, leite e derivados devem ser consumidos, pois a imunidade ficará comprometida. Embora a dengue dificulte a alimentação por parte do paciente é necessário estimular a ingestão de pequenas porções de alimentos a cada duas horas. Se desejar pode ingerir complementos enriquecidos com vitaminas e minerais.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Pacientes com Dengue devem ter alguns cuidados importantes com a alimentação e hidratação!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.