Saúde

Degeneração Macular Relacionada à Idade – Sintomas e Tratamento

Degeneração Macular Relacionada à Idade ou DMRI. Ela pode causar perda irreversível da visão quando não diagnosticada precocemente. A mácula é a área da retina responsável pelo centro da visão. É através dela que é possível enxergar detalhes tais como reconhecer o rosto das pessoas ou ler um livro.

Degeneração Macular Relacionada à Idade – Sintomas e Tratamento

Sintomas de Degeneração Macular Relacionada à Idade

A doença esta dividida em dois tipos, a seca  ou atrófica, que acontece de forma mais suave, causando a perda gradual da visão e a úmida ou exsudativa, que pode acabar provocando a perda total da visão. O exame de fundo de olho pode indicar a doença. Entretanto para existir a confirmação do diagnóstico são realizados outros exames específicos como a retinografia e a angiofluoresceinografia.

Degeneração Macular Relacionada à Idade – Sintomas e Tratamento

Compartilhamos abaixo sintomas da degeneração macular:

-Perda de visão para leitura;

-Dificuldade em reconhecer o rosto das pessoas;

-Mancha escura na visão;

-Dificuldade de adaptação ao escuro;

-Enxergar as cores mais desbotadas;

-Distorção na visão, chamada de metamorfopsia.

Tratamento Para Degeneração Macular Relacionada à Idade

A Degeneração Macular Relacionada à Idade é a doença do fundo dos olhos, que ocorre em alguns a partir de 60 anos e é a causa mais comum de cegueira nesta faixa etária. Não é possível se dizer a causa com precisão, mas existem alguns fatores de risco que aumentam a chance de se ter a degeneração da Mácula.

Degeneração Macular Relacionada à Idade – Sintomas e Tratamento

Compartilhamos abaixo possíveis causa da degeneração macular:

-Predisposição genética;

-Exposição à luz solar e aos raios ultravioleta;

-Hipertensão;

-Obesidade;

-Ingestão exagerada de gorduras vegetais;

-Dietas pobres em frutas, verduras e zinco;

-Fumantes ativos e passivos estão mais sujeitos.

Compartilhamos abaixo alguns tratamentos para  degeneração macular:

A melhor maneira de evitar os casos mais graves é fazer periodicamente um mapeamento de retina com o oftalmologista. Existem alguns tratamentos eficientes na melhoria e controle da doença. O alastramento de vasos sanguíneos causados pela degeneração macular, por exemplo, pode ser controlada aplicando-se no local raios laser. Este tratamento se chama terapia fotodinâmica.

Outra maneira de combate a degeneração macular é usando a injeção intraocular de agentes que reduzem a proliferação de vasos sanguíneos. Mas, no geral. Somente em casos especiais é realizada a extração cirúrgica dos vasos sanguíneos acumulados na mácula. A indicação de cada tratamento depende da avaliação médica com o Oftalmologista especialista em Retina. Além destes tratamentos é preciso que o paciente faça mudanças nos hábitos diários, diminuindo consumo de gordura, uma alimentação equilibrada, controle de pressão arterial e, em caso de pacientes fumantes, o cigarro deve ser abandonado.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Se tiver alguns destes sintomas aqui compartilhado procure imediatamente um oftalmologista para tratamento adequado! Deixe seu comentário

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.