Utilidade Pública

Como Dar Banho em Animal de Estimação – Dicas

gato-tomando-banhoOs animais de estimação necessitam de cuidados, tanto na alimentação, quanto na saúde e principalmente higiene. Um animal que não é cuidado, que o dono não tem o hábito de dar banho, cuidar, cortar as unhas, e etc., corre mais risco de contrair determinadas doenças. Além de contrair doenças, os animais podem transmitir doenças também, por isso é aconselhado seguir uma rotina de higiene com seu pet.
Estabelecimentos comerciais, como clínicas veterinárias e pet shops, costumam dar banhos profissionais em cachorros, gatos e outras espécies pequenas de animais de estimação. No entanto, esse banho custa em torno de R$ 40 a R$ 50, e mesmo que o valor compense, pois o cachorro é bem tratado, não é sempre que esse tipo de serviço é acessível às pessoas.
É possível dar banho em casa, seguindo alguns procedimentos e o resultado é semelhante ao de um banho profissional. Veja algumas dicas e passo a passo se como cuidar melhor do seu animal e manter a higiene dele em dia.

Dicas

cao-banheira-banho

Tanto nos cães, como nos gatos e outras espécies de animais, o ouvido é lugar mais sensível do animal e onde se deve ter mais cuidado na hora do banho. Caso entre água no ouvido do animal, ele pode contrair uma infecção, chamada otite. A otite causa dores de ouvido no bichinho, e se ele contrair essa infecção será necessário consultar um médico veterinário. Para evitar, coloque algodão ou um pedaço de gaze na orelha do animal, e utilize água morna para lavar a parte interna do ouvido, sempre com muito cuidado.
Não utilize cotonete no ouvido do cão ou gato, pois isso pode machucar. Para limpar, passe shampoo somente na parte externa da orelha. Limpe cuidadosamente a parte interna com um algodão umedecido com shampoo, e depois com um algodão úmido de água para retirar o excesso do produto.
Para cachorros que possuem a pelagem média ou longa, o ideal é que antes do banho o dono escove os pelos para tirar os nós. Isso facilita muito a limpeza do bicho. Caso não desembarace todos os pelos e restarem nós, lave o cachorro com shampoo e depois aplique condicionador para pentear melhor os pelos.

porquinho-da-india-tomando-banhoLave o animal da seguinte forma: primeiro esfregue o corpo e por último a cabeça. A parte da cabeça requer mais cuidado e atenção, devido os olhos, o nariz e etc. Para esfregar o corpo comece primeiramente com as patas, pois é o lugar que mais acumula sujeira.
Para finalizar o banho, enxague bem o pet e utilize uma toalha macia para retirar o excesso de água do pelo do animal. Para secá-lo totalmente, utilize um secador de cabelo em temperatura morna, mantendo uma distância de 15 centímetros do animal. Escove bem os pelos com uma escova ou pente especial e passe uma colônia específica para animais. Nos casos de dias muito quentes e ensolarados, pode deixar o pet se secar ao sol também.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.