Noticiais

Culinária Francesa – Pratos Típicos e Receitas

francaA França ou República Francesa é um país que se localiza no Oeste da Europa, e é cercado de ilhas e territórios ultramarinos. A França é o terceiro maior país da Europa, em questão de território, somente atrás da Rússia e da Ucrânia, e é o maior na União Europeia. A Culinária Francesa tem influenciado várias nações com suas delicias e pratos sofisticados, o Brasil entra nessa lista de países que tem bastante influência da cozinha da França, com partos muito populares como as sobremesas. Com a chegada da Copa e o Brasil sediando esse evento grandioso, muitas culturas visitam a nossa pátria, com isso vamos conhecer um pouco da cultura de outros países, e quando se pensa em outra nação, uma questão que sempre se põe em pauta é a comida. Com isso vamos conhecer os pratos mais tradicionais da cozinha Francesa.

Pratos Típicos Culinária Francesa

A França tem uma fama de ter uma culinária muito sofisticada e que são famosos em restaurantes chiques e requintados, vamos conhecer alguns desses pratos.

comida-francesa-escargotEscargots: esse é um prato bem conhecido pelo mundo todo, porém não é uma iguaria que todos podem degustar. Ele nada mais é que caracol cozido, que é muito usado como aperitivo na França e em restaurantes. O prato é tão popular que existe um talher especial só para aprecia-lo.

Quiche Lorraine: é um prato bastante presente nas mesas francesas, por ser prático, econômico e pela variedade de recheios que pode ser levado. É uma massa com base em farinha de trigo com outros ingredientes, que é levado ao forno para ser assado, geralmente é servido com salada.

Sopa de Cebola: é uma sopa om base em cebola que muito popular em Paris, em todos os restaurantes o prato está presente nos cardápios.

comida-francesa-sopa-de-cebolaRatatouille: é um prato que se baseia em legumes, dois ingredientes que não podem faltar na receita são a berinjela e o tomate.

Profiteroles: é das sobremesas mais tradicionais da França, a história conta que Catarina de Médices era apaixonada por doces e o seu chefe preparou essa receita para ela. É uma massa açucarada com recheio de cremes, sorvetes e caldas.

Macarons: outro doce que está se popularizando muito no Brasil que tem origem francesa são os macarrons, conhecido como doce da rainha, também foi feito a pedido de Catarina de Médice.

Receitas

Acompanhe a seguir duas receitas de pratos típicos franceses para que você possa saborear ai na sua casa e sentir o gostinho da França.

franca-comidaQuiche Lorraine

Ingredientes:

  • 125g de manteiga gelada e cortada em cubos;
  • 250g de farinha de trigo;
  • 1 colher de café de sal;
  • 1 ovo;
  • 3 colheres de água gelada.

Recheio:

  • 250g de bacon cortado em cubinho (necessário que seja magro e defumado);
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 4 ovos;
  • 300 ml de creme de leite fresco;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Noz moscada a gosto.

Modo de preparo:

  1. Um uma tigela coloque a manteiga, farinha de trigo e sal, misture com os dedos até que a massa fique fofa e grossa.
  2. Depois adicione o ovo e mexa rapidamente. Depois forme uma bola com a massa e enrole em um papel filme e deixe na geladeira por 30 minutos.
  3. Depois abra a massa até que ala atinja cerca de 4 mm de espessura. Depois a coloque em uma forma com fundo removível, cobrindo o fundo e as laterais.  
  4. Fure a massa com o auxilio de um garfo, depois coloque um papel alumino e em cima coloque alguns grãos de feijão.
  5. Leve ao forno pré-aquecido a 200° C, cerca de 15 minutos.
  6. Depois retire do forno e tire os feijões e o papel alumínio.

Recheio:

  1. Coloque o bacon para dourar na manteiga, depois despeje na massa assada.
  2. Em seguida bata os ovos com o creme de leite  em uma tigela, acrescente sal, pimenta, e noz-moscada.
  3. Coloque a mistura por cima do bacon e leve ao forno por 30 minutos.
  4. Sirva logo em seguida acompanhada de uma sala verde.

Macarons

Veja o passo a passo da receita dos deliciosas Macarons. 

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.